sexta-feira, 29 de junho de 2007

1ª Gincana de Integração do MEC - Pontuação

Tarefa nº 09 - Educação Ambiental

Etapa 01: Calendários com imagens de flora e/ou fauna

São Trinta - 140 pontos.

Nonamec - 10 pontos.

Etapa 02: Educação Ambiental e fotos de canecas

São Trinta - 175 pontos.

Os Pamonha - 130 pontos.

Nonamec - 120 pontos.

1ª Gincana de Integração do MEC - Encerramento e Confraternização

O encerramento da 1ª Gincana de Integração do MEC se dará no clube da ASMEC (Associação dos Servidores do Ministério da Educação), localizado no SMPW, Qd. 26, Conj. 3, Lote 10, depois da realização da Tarefa nº 10.
O clube da associação estará aberto às equipes e seus convidados a partir das 10 horas.

1ª Gincana de Integração do MEC - Pontuação

Tarefa Nº 08 – Tangram e Jogos na Internet

Etapa 01: Minilanternas e espelhos

Os Pamonha - 540 pontos.

São Trinta - 460 pontos.

Nonamec - 180 pontos.

Etapa 02: Tangram

Os Pamonha - 120 pontos.

São Trinta: 120 pontos.

Nonamec - 100 pontos.

1ª Gincana de Integração do MEC - Pontuação

Tarefa Nº 07 – Jogos Pan-americanos

Etapa 01: Grampeadores e furadores patrimoniados

São Trinta - 330 pontos.

Os Pamonha - 250 pontos.

Nonamec - 180 pontos.

Etapa 02: Dados e foto sobre os Jogos Pan-americanos

Os Pamonha - 170 pontos.

São Trinta - 150 pontos.

Nonamec - 130 pontos.

1º Gincana de Integração do MEC - Pontuação

Tarefa Nº 06 – Programas do MEC, Cruzadas e Sudoku

Etapa 01: Chapéus, bonés e boinas

Nonamec - 380 pontos.

São Trinta - 180 pontos.

Os Pamonha - 160 pontos.

Etapa 02: Palavras Cruzadas

Nonamec - 120 pontos.

São Trinta - 120 pontos.

Os Pamonha - 120 pontos.

1ª Gincana de Integração do MEC - Pontuação

Tarefa nº 05 - Painel: O Brasil que Queremos

Etapa 01 - Crachás com RH negativo:

Nonamec - 180 pontos.

Os Pamonha - 70 pontos.

São Trinta - 40 pontos.

Etapa 02 - Mapa do Brasil

Nonamec - 120 pontos.

Os Pamonha - 120 pontos.

São Trinta - 120 pontos.

1ª Gincana de Integração do MEC - Tarefa nº 10


Tarefa nº 10 – Show de Talentos (29/junho/2007)

Etapa 1:

Apresentar, na Sala de Reuniões da SAA, em no máximo 30 minutos, o maior número possível de calendários com imagens de fauna e/ou flora. Não serão válidos calendários montados e impressos pelas equipes.

Pontuação: 20 pontos para cada objeto apresentado.

Etapa 2:

Dia 30 de junho, às 14 horas, na ASMEC (Associação dos Servidores do Ministério da Educação)
Fazer três apresentações, de, no máximo, 10 minutos cada, com a participação de, no mínimo, três membros da equipe, sendo:

a) uma de música;
b) uma de dança;
c) uma de teatro (esquete)।

Obs.: Poderão participar das apresentações servidores do MEC que não sejam integrantes da equipe, mas somente obterá pontuação a equipe que apresentar três membros em cada prova. A pontuação será por prova cumprida, não por julgamento de mérito de melhor apresentação.
Pontuação: 100 pontos por apresentação realizada.

Etapa 3:

Participar, com duas duplas (quatro integrantes da equipe) das provas:

a) corrida de caranguejo;
b) corrida do saco;
c) corrida do ovo.

Pontuação: 100 pontos pelo primeiro lugar em cada prova. A dupla vencedora pontuará para sua equipe, independentemente da posição da outra dupla.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

1ª Gincana de Integração do MEC - Pontuação

Tarefa nº 04 - Ciclismo e Churrasco no Parque da Cidade

Etapa 02 - Fotos de ciclismo e churrasco

Os Pamonha - 180 pontos.

Nonamec - 150 pontos.

1ª Gincana de Integração do MEC - Pontuação

Tarefa nº 04 - Ciclismo e Churrasco no Parque da Cidade

Pontuação:

Etapa 01 - Tatuagem

Nonamec - 220 pontos.

Os Pamonha - 90 pontos.

São Trinta - 10 pontos.

1ª Gincana de Integração do MEC - Pontuação

Pontuação:

Tarefa nº 03 - Zoológico da Cidade

Etapa 3: fotos dos animais

Os Pamonha - 180 pontos.

Nonamec - 180 pontos.

São Trinta - 80 pontos.

1ª Gincana de Integração do MEC - Tarefa nº 9


Tarefa Nº 09 – Educação Ambiental (28/junho/2007)
Etapa 1:

Apresentar, na Sala de Reuniões da SAA, em no máximo 30 minutos, o crachá do MEC com a data de ingresso mais antiga.

Pontuação: 50 pontos para o crachá com data de ingresso mais antiga.

Etapa 2:

Entregar, na Sala de Reuniões da SAA, às 17 horas do dia 29 de junho de 2007, envelope lacrado e identificado “Equipe Nº xx – Tarefa Nº 09”, contendo texto elaborado pela Equipe com:

a) estatísticas sobre o consumo do MEC de energia elétrica, água, papel A4 e copinhos de plástico durante o ano de 2006;
b) os cinco conceitos básicos relativos ao lixo, que são conhecidos como os 5R’s, e suas respectivas definições;
c) sugestões para a redução dos resíduos produzidos pelo MEC, englobando cada um dos 5R's.
Etapa 3:
d) Publicar no sítio da Equipe, até as 17 horas do dia 29 de junho de 2007, no mínimo, 10 (dez) fotos legendadas de, no mínimo, 10 (dez) canecas brancas pintadas pelos membros da Equipe, com dizeres alusivos à importância da redução do lixo gerado, o nome do membro e sua respectiva lotação.

Pontuação: 30 pontos por item atendido e mais 5 (cinco) pontos por foto com caneca adicional da Equipe que seja publicada.
Atenção: a tarefa do dia 29 de junho será postada no blog às 9h

quarta-feira, 27 de junho de 2007

1ª Gincana de Integração do MEC - Tarefa nº 8


Tarefa Nº 08 – Tangram e Jogos na Internet (27/junho/2007)

Etapa 1:

Apresentar, na Sala de Reuniões da SAA, em no máximo 30 minutos, o maior número de minilanternas (ou seja, com até 10 cm de comprimento) e espelhinhos de maquiagem.

Pontuação: 10 pontos por objeto válido.

Etapa 2:

Entregar, na Sala de Reuniões da SAA, às 17 horas do dia 28 de junho de 2007, envelope lacrado e identificado “Equipe Nº xx – Tarefa Nº 08”, contendo:

I - figuras formadas pelas 7 (sete) peças do Tangram e coladas em folhas de papel A4, conforme abaixo:


II – impressão, em folha de papel A4, das telas finais de 3 (três) jogos disponíveis nos endereços eletrônicos, conforme abaixo:

d) Jinx – Episódio 1 (http://www.ojogos.com.br/games/6/8/026786.html);
e) Hapland – Episódio 1 (http://foon.co.uk/farcade/hapland/);
f) Crimson Room (http://www.fasco-csc.com/works/crimson/crimson_e.php).

Pontuação: 20 pontos por item atendido.

terça-feira, 26 de junho de 2007

1ª Gincana de Integração do MEC - Tarefa nº 7


Tarefa Nº 07 – Jogos Pan-americanos (26/junho/2007)

Etapa 1:

Apresentar, na Sala de Reuniões da SAA, em no máximo 30 minutos, o maior número de grampeadores e/ou furadores de papel com placa de número de patrimônio do MEC.
Pontuação: 10 pontos por objeto válido.

Etapa 2:

Publicar no sítio da Equipe, até as 17 horas do dia 27 de junho de 2007, página com informações sobre os Jogos Pan-americanos a serem realizados durante este ano, contendo:

a) número, nome, logomarca, período, cidade e país de realização os jogos;
b) imagem, nome e significado do nome do mascote dos jogos;
c) histórico (em forma de tabela) das edições já realizadas, com informações sobre o número da edição, ano de realização, país sede e quantitativo de países participantes;
d) quadro de medalhas (em forma de tabela) de todas as edições dos jogos pan-americanos, com informações sobre o quantitativo de medalhas de ouro, bronze e prata e total de medalhas por país;
e) modalidades esportivas (em forma de tabela), com a logomarca e o nome de cada um dos esportes a serem disputados;
f) foto legendada com, no mínimo, 5 (cinco) membros da Equipe trajando uniformes e com os equipamentos característicos de distintas modalidades esportivas, em local que possa ser facilmente identificável o prédio sede do Ministério do Esporte.

Pontuação: 20 pontos por item atendido e mais 5 (cinco) pontos por membro adicional da Equipe que apareça na foto.

CETREMEC abre inscrições para cursos em julho

Mais dois cursos serão oferecidos pelo CETREMEC em julho: Orçamento Público, de 2 a 10/07, e Colocações Organizacionais, de 3 a 6/07. O primeiro visa a proporcionar conhecimento sobre a evolução histórica do Orçamento Público Brasileiro, além de noções sobre classificação e mecanismos de alteração orçamentária. O segundo oferece instrumentos dinâmicos, rápidos e eficientes para encontrar soluções de problemas nas organizações.

As inscrições devem ser feitas pela Intramec (http://intramec.mec.gov.br/), clicando em "Serviços">"Gestão de Pessoas">"CETREMEC">"Plano Anual de Capacitação-PAC". Ali, o(a) servidor(a) vê as informações referentes a cada curso, escolhe sua opção e efetiva a inscrição. Mais informações no CETREMEC, pelos ramais 5120, 519 e 5103.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo CETREMEC:

Orçamento Público:

Objetivo:
Proporcionar aos servidores o conhecimento sobre a Evolução Histórica do Orçamento Público Brasileiro, o Orçamento Brasileiro, Classificações Orçamentárias, Mecanismos de Alteração Orçamentária, sob a ótica da Legislação Constitucional, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Principais Conteúdos:
· Orçamento Público: Histórico, Importância, Conceitos, Evolução do Orçamento Brasileiro; O Orçamento Público na Constituição Federal de 1988: Interação entre os instrumentos orçamentários - Plano Plurianual - PPA/Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO /Lei Orçamentária Anual - LOA, Estruturação do Orçamento, Vedações Constitucionais; Classificações Orçamentárias; Análise dos demais indicadores constantes na LOA - RP, IDUSO, FONTE, entre outros; A Elaboração da Proposta Orçamentária: Momentos Qualitativo e Quantitativo e a observância às regras da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei de Responsabilidade Fiscal; A Execução do Orçamento Público, regras gerais e vedações; Alterações Orçamentárias: Necessidades de Alterações; Mecanismos para promoção das Alterações; Momento para propositura; Normativos a serem observados; Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR).

Carga Horária: 28h

Período de realização: 02 a 10/07/2007, de 8 às 12h

Colocações Organizacionais:

Objetivo:


Proporcionar aos servidores instrumentos dinâmicos, rápidos e eficientes para o encontro de soluções de problemas das organizações.

Principais conteúdos:
· Diagnóstico das contradições estruturais da organização; suporte a decisões de RH tais como: escolha de pessoal, demissões e reposicionamento e programas de desenvolvimento; avaliação da qualidade e comportamento da liderança; soluções viáveis em situações de conflitos nos relacionamentos profissionais; cultura organizacional e o ambiente de trabalho; a qualidade da energia da organização; motivações e desmotivações, boicotes, demissões, exploração, discriminação; união; deficiências de respaldo e ou apoio; ajuda em situações de decisão; identificação de riscos à saúde dos servidores.

Carga Horária: 16h

Período de Realização: 03 a 06/07/2007, de 8 às 12h

segunda-feira, 25 de junho de 2007

1ª Gincana de Integração do MEC - Tarefa nº 6

Tarefa Nº 06 – Programas do MEC (25/junho/2007)

Etapa 1:

Apresentar, na Sala de Reuniões da SAA, em no máximo 30 minutos, o maior número de chapéus, bonés e boinas.

Pontuação: 10 pontos por objeto válido.

Etapa 2:

5/13/19/5/7/1/18//13/1//18/1/11/1//4/5//17/5/20/13/9/14/5/18//4/1//18/1/1//1/18//4/5/23/5/18/18/5/19/5//8/14/17/1/18//4/14//4/9/1//21/9/13/19/5//5//18/5/9/18//4/5//10/20/13/8/14//4/5//4/14/9/18//12/9/11//5//18/5/19/5//5/13/21/5/11/14/15/5//11/1/3/17/1/4/14//5//9/4/5/13/19/9/6/9/3/1/3/4/14//5/16/20/9/19/5//13//22/22//19/1/17/5/6/1//13//18/5/9/18//3/14/13/19/5/13/4/14:
1//18/14/11/20/3/1/14//4/14//10/14/7/14//4/5//15/1/11/1/21/17/1/18//3/17/20/23/1/4/1/18//5/11/1/2/14/17/1/4/14//15/5/11/1//3/14/12/9/18/18/1/14//14/17//7/1/13/9/23/1/4/14/17/1//16/20/5/3/14/13/19/5/12//21/9/13/19/5//15/1/11/1/21/17/1/18//17/5/11/1/3/9/14/13/1/4/1/18//1/18//5/18/19/17/20/19/17/1/18//5//15/17/14/7/17/1/12/1/18//4/14//12/5/3;
1//18/14/11/20/3/1/14//4/14//4/9/17/5/19/1/18//15/20/2/11/9/3/1/4/14//13/14//3/1/4/5/17/13/14//3//4/14//11/14/17/13/1/11//3/14/17/17/5/9/14//2/17/1/23/11/9/5/13/18/5//13/14//4/9/1//21/9/13/19/5//5//18/5/9/18/4/5//11/20/13/8/14//4/5//4/14/9/18//12/9/11//5//18/5/19/5;
1//18/14/11/20/3/1/14//4/14//18/20/4/14/3/20//15/20/2/11/9/3/1/4/14//13/14//3/1/4/5/17/13/14//3//4/14//11/14/17/13/1/11//3/14/17/17/5/9/14//2/17/1/23/11/9/5/13/18/5//13/14//4/9/1//21/9/13/19/5//5//18/5/9/18/4/5//11/20/13/8/14//4/5//4/14/9/18//12/9/11//5//18/5/19/5

Pontuação: 40 pontos por item atendido.

MAPEAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO


Os servidores e servidoras que não puderam comparecer ao local e data marcados para o mapeamento da força de trabalho terão até 29 de junho (sexta-feira) para fazê-lo, devendo se apresentar no decorrer desta semana no Espaço do Servidor, localizado no térreo dos Anexos, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h.

1ª Gincana de Integração do MEC - Tarefa 03 - pontuação

Tarefa nº 03 - Zoológico da Cidade

Etapa 01 - Bandeiras de Unidades da Federação

São Trinta: 30 pontos

Os Pamonha: 10 pontos

1ª Gincana de Integração do MEC - pontuação Tarefa 02

Tarefa nº 02 - Arquitetura de Brasília

Etapa 02 - Pontuação

Nonamec - 620 pontos

São Trinta - 720 pontos

Os Pamonha - 1060 pontos

domingo, 24 de junho de 2007

1ª Gincana de Integração do MEC

Tarefa nº 05 – Painel: O Brasil que Queremos (24/junho/2007)

Etapa 1:

Dia 25 de junho de 2007 – 09 horas – Sala de Reuniões da SAA।

No local:
Iztosolrit, ies toztosolrilros di Cemassie Etgilapideti, om le mixame 30 malures, e miaet lumote do ctichis de MOC aldacilde raze silgualoe do RH logirave.
Zenit
Polar

Pontuação: 10 pontos por item válido.
Etapa 2:

Entregar à Comissão Organizadora, na Sala de Reuniões da SAA, às 17 horas do dia 25 de junho de 2007, o desenho de um mapa do Brasil em uma folha de papel pardo padrão (com a identificação da Equipe), preenchido com palavras e/ou gravuras que representem o que a Equipe deseja para o Brasil, representando, no máximo, 10 (dez) idéias e argumentando cada idéia apresentada em, no máximo, 100 palavras;

Pontuação: 10 pontos por idéia apresentada e argumentada e mais 20 pontos pela publicação do trabalho no sítio da Equipe.

sábado, 23 de junho de 2007

1ª Gincana de Integração do MEC

Tarefa nº 04 - Ciclismo e Churrasco no Parque da Cidade

(23/junho/2007)

Etapa 1: Dia 24 de junho de 2007 - 09 horas - Estacionamento 3 do Parque da Cidade para prova de ciclismo e churrasco.

No local:

Etapa 2: Tarefa a ser entregue pela Comissão Organizadora.

Pontuação: 10 pontos por exigência cumprida.

Etapa 3: Publicar no sítio da Equipe, até as 22 horas do dia 24 de junho de 2007, fotos legendadas com no mínimo 5 (cinco) membros da Equipe equipados com bicicletas e capacetes individuais no Parque da Cidade, em locais onde possa ser facilmente identificável:

a) o Expocenter;
b) o Parque Nicolândia;
c) o Alpinus;
d) o Kart Carrera;
e) uma bandeira do Brasil;
f) a churrasqueira da Equipe;
g) o jogo de vôlei da Equipe;
h) o jogo de futebol da Equipe;
i) as bicicletas das crianças da Equipe;
j) 5 (cinco) ciclistas de outra Equipe.

Pontuação: 30 pontos por item atendido.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

1ª Gincana de Integração do MEC

Tarefa nº 03 - Zoológico da Cidade (22/junho/2007)

Etapa 1:

Apresentar, na Sala de Reuniões da SAA, em no máximo 30 minutos, o maior número de bandeirinhas das Unidades da Federação.

Pontuação: 10 pontos por bandeirinha válida.

Etapa 2:

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ARRAIÁ DA EDUCAÇÃO

O “Arraiá da Educação” acontecerá no dia 6 de julho, com início às 12 horas (almoço) e “arraiá” a partir das 17 horas no estacionamento do Edifício-Sede do Ministério. A festa é promovida pela ASMEC – Associação dos Servidores do MEC, com apoio do PVS – Programa de Valorização do Servidor.

Contatos: ASMEC (Senhor Amauri ou Senhora Carla – ramal 8835 ou 9724) e PVS (pvs.saa.@mec.gov.br).

quinta-feira, 21 de junho de 2007

1ª Gincana do MEC

Tarefa nº 01 - História da Educação

Etapa 02 - Pontuação:

Nonamec - 100 pontos

Os Pamonha - 100 pontos

Vencer - 80 pontos

São Trinta - 100 pontos

1ª Gincana do MEC

Tarefa nº 02 - Etapa nº 01 - Pontuação:

Vencer - 02 (dois) dicionários - 20 pontos

Os Pamonha - 14 (catorze) dicionários - 140 pontos

Nonamec - 40 (quarenta) dicionários - 400 pontos

São Trinta - 47 (quarenta e sete) dicionários - 470 pontos

1ª Gincana do MEC


Tarefa nº 02 - Arquitetura de Brasília

www.geocities.com/teste09/tarefa02.pdf

12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal


A ENAP – Escola Nacional de Administração Pública – em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, lança este ano o 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O objetivo é estimular a implementação de práticas inovadoras de gestão em organizações do Governo Federal.

A idéia é a valorização dos dirigentes, gerentes e servidores, certificando a efetividade no setor público e sua capacidade em responder e gerar resultados para a sociedade. O prêmio para o primeiro lugar será uma viagem técnica à França.

Clique aqui para acessar o Manual com o Regulamento e as instruções para inscrição na 12ª edição do concurso.

Para maiores informações:
ENAP Escola Nacional de Administração Pública
SAIS Área 02-A
70610-900 Brasília/DF
concurso.inovacao@enap.gov.br

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Tarefa nº 1 - Etapa 1 - Pontuação

Os Pamonha - 03 (três) chaveiros - 30 pontos;

Nonamec - 02 (dois) chaveiros - 20 pontos;

São Trinta - 02 (dois) chaveiros - 20 pontos.

ATENÇÃO:
Para maior agilidade, a partir de 21/06, as tarefas serão postadas no blog às 17 horas.
A Comissão Organizadora

Gincana - 1ª Tarefa



Tarefa nº 01 - História da Educação

Etapa 1:
Apresentar, na Sala de Reuniões da SAA, em no máximo 30 minutos, o maior número de chaveiros com escudos de times de futebol.

Pontuação: 10 pontos por chaveiro válido.

Etapa 2: Entregar, na Sala de Reuniões da SAA, às 17 horas do dia 21 de junho de 2007, envelope lacrado e identificado “Equipe Nº xx – Tarefa Nº 01”, contendo:

a) uma foto da primeira e única mulher a ocupar a pasta da Educação, durante o período de 24/08/1982 a 15/03/1985, com nome completo e breve comentário sobre a Emenda Calmon;

b) uma foto do ministro que ocupou a pasta da Educação e Saúde Pública, durante o período de 26/07/1934 a 30/10/1945, e que edificou o Palácio do Ministério da Educação e Saúde, com nome completo e título da peça sinfônica composta por Heitor Vila-Lobos em sua homenagem;

c) uma foto do primeiro reitor da UnB e ministro da pasta da Educação e Cultura, durante o período de 18/09/1962 a 23/01/1963, com nome completo e título das obras publicadas sobre os índios brasileiros;

d) uma foto do autor do pensamento "Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública", com nome completo e breve informação sobre sua carreira de educador e escritor;

e) cópia do documento conhecido como "Manifesto dos Pioneiros pela Educação Nova", com a relação dos signatários e data de publicação.

Pontuação: 20 pontos por item atendido.

Tarefa Extra: Coletar, durante toda a gincana, agasalhos a serem doados a entidades beneficientes no DF, apresentando o recibo da doação à Comissão Organizadora até o dia 30 de junho de 2007.

Pontuação: 20 pontos por peça doada.

1ª Gincana do MEC - Inscrições Válidas


Quatro equipes se inscreveram para a 1º Gincana do Ministério da Educação. Como determina o regulamento, as inscrições foram validadas pela criação de um sítio na internet com foto e nome dos integrantes.

As equipes inscritas e seus respectivos sítios são:

Os Pamonha - ospamonha.blogspot.com






Parabéns às equipes e boa sorte.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Inscrição das Equipes


Informo que as inscrições para a 1a. Gincana de Integração do MEC serão encerradas, hoje, às 24 horas.

A inscrição das Equipes acontecerá mediante o envio, para a conta de e-mail pvs.saa@mec.gov.br, do endereço do sítio internet da Equipe, que deverá conter:

a) nome/identificação da Equipe;

b) nome completo, lotação, e-mail e telefone para contato de 2 (dois) Representantes da Equipe junto à Comissão Organizadora;

c) relação de membros da Equipe (nome completo e lotação);

d) 1 (uma) foto onde deverão aparecer todos os membros da Equipe.

A Tarefa Especial de Inscrição valerá 100 (cem) pontos.

Oficina de Educação da Voz teve participação do Coral do MEC


O Cetremec realizou, entre 18 e 19 de junho, a oficina Educação da Voz e Preparação para o Canto. Com duas turmas e participação de 46 servidores, o curso foi ministrado pela professora Alda Lírio e teve como objetivo proporcionar a vivência de práticas integradas de educação e afinação da voz a pessoas em qualquer nível de conhecimento musical.

As atividades foram divididas em quatro módulos, abrangendo, entre outros temas, som, voz e energia, estilos de música vocal, a arte da melodia, composição e improvisação. Ao fim dos trabalhos, foram feitas apresentações em grupo, com avaliação do aproveitamento das práticas.

Segundo os organizadores, a oficina representou um momento ímpar no aprofundamento do conhecimento e da prática musical, particularmente aos servidores que compõem o já tradicional Coral do MEC. A iniciativa foi saudada como uma melhoria na integração e na qualidade de vida no trabalho, possibilitando às pessoas mais espiritualidade, emoção e criatividade por meio da música.

Coral do MEC
Para o Ministério da Educação, o Coral, fundado em novembro de 2002, significa um movimento fundamental para elevar a cultura e despertar talentos, além de representar o próprio Ministério publicamente em apresentações de recitais em diversos locais de Brasília, tais como o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, a Câmara Legislativa-DF e o Teatro Nacional, dentre outros.

Os integrantes do Coral do MEC, que participaram em peso da oficina, consideram que esse tipo de iniciativa, dentro do objetivo maior de valorizar os servidores, representa um facilitador da comunicação entre as pessoas proporcionando um ambiente harmonioso por meio da música.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

MEC PROMOVERÁ MAPEAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO










A Secretaria-Executiva do MEC determinou à Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) que proceda ao Mapeamento da Força de Trabalho, pelo qual trabalhadores e trabalhadoras no Ministério, em diversos vínculos, responderão a questionário específico, cuja tabulação norteará ações de alocação, realocação e identificação de possíveis postos de trabalho em que caiba provimento por concurso público.





Um dos principais motivadores da medida foi o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, cuja edição coloca ao MEC o desafio de redefinir seu modelo organizacional e também prover as unidades com pessoal adequado às novas necessidades. O público a ser alcançado compõe-se de servidores ativos, contratos temporários da União, nomeados em cargo de comissão com e sem vínculo (exceto os D.A.S. 4, 5 e 6), terceirizados da Poliedro e estagiários.


Em memorando enviado aos secretários e dirigentes das unidades do MEC, o Secretário-Executivo afirma que “antes de discutir a quantidade de pessoas necessárias para o desenvolvimento de tantos projetos, precisamos conhecer o perfil profissional dos trabalhadores que já se encontram em nossas unidades”. Ele também considera necessário estabelecer um “compromisso com a força de trabalho baseado em respeito mútuo em uma comunicação aberta, com o envolvimento dos clientes internos e externos”.


A Coordenação Geral de Gestão de Pessoas atuará no projeto em cada unidade, contando com a colaboração de cada dirigente no sentido da ampla divulgação entre os trabalhadores, assegurando a participação de todos.

MP Nº 375, de 15 de junho de 2007

Fixa a remuneração dos cargos e funções comissionadas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e dá outras providências.

Simplificadamente:

DAS-6: R$ 10.448,00
DAS-5: R$ 8.400,00
DAS-4: R$ 6.396,04
DAS-3: R$ 3.777,63
DAS-2: R$ 2.518,42
DAS-1: R$ 1.977,31

FG-1: R$ 393,47
FG-2: R$ 302,68
FG-3: R$ 232,81

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Curso “Relações Humanas nas Organizações”: ainda há vagas


O CETREMEC informa que ainda há vagas para o Curso de Relações Humanas nas Organizações. Os interessados devem fazer sua inscrição ainda hoje, pelo sistema, na página da INTRAMEC, clicando "Serviços" > "Gestão de Pessoas" > "CETREMEC" > "Plano Anual de Capacitação-PAC".

Saiba mais sobre o curso:

Objetivo:
Ao final do evento os servidores deverão ser capazes de: ter a compreensão, a partir da vivência no aqui e agora, da constante necessidade de auto-desenvolvimento, auto-conhecimento e compreensão do seu comportamento interpessoal; compreender os mecanismos que atraem, mantêm e afastam os indivíduos do grupo; analisar os fatores que regem atitudes e comportamento sinérgico, num comprometimento e responsabilidade éticos, tendo em vista os papéis que vivência na vida e, principalmente, na organização.
Conteúdos:
CONTEXTUALIZAÇÃO: Organização; A Visão estratégica das organizações e das pessoas; Cultura, Valores e normas.
PERCEPÇÃO: Diferenças Individuais; Descrição dos estilos; Conflitos: aspectos positivos e negativos.
COMUNICAÇÃO: Compreensão; Empatia; Preconceitos; Rótulos; Papéis interpessoais nos relacionamentos internos e externos; Confiança; Valores e Crenças.
O GRUPO E A PRÁTICA DA EXCELÊNCIA NO TRABALHO: Criatividade; Cooperação; Liderança; A arte de conviver com pessoas problemáticas; Etiqueta Profissional e social no trabalho; Plano de Desenvolvimento Pessoal.
Período: 18/6/2007 a 22/6/2007 - à tarde.

Para maiores informações, fazer contato com o CETREMEC, nos ramais: 5103, 5119, 5120.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Dia dos Namorados Musical


Para marcar o Dia dos Namorados, o Programa de Valorização do Servidor (PVS) realizou no dia 12 de junho um “Almoço Musical”, no restaurante do MEC. A cantora Diva, servidora aposentada do Ministério, acompanhada pelo músico Maurício, apresentou um repertório romântico, com clássicos da MPB, durante uma hora.

Durante a apresentação, foi divulgado pela coordenadora do PVS, Osana Almeida, o resultado do Concurso Declaração de Amor em “Caipirês”. A servidora Hellen Falone, da SECAD, foi a vencedora, com a frase: “Bixim de goiaba, póço ce jeca e caipira, maizi só tenho zóio procê neça vida”, assinando com o pseudônimo “Juvenar”. Ela ganhou hospedagem para um casal por um fim de semana no Hotel St. Peter.

Servidores almoçaram com música no dia 12 de junho

Regulamento da 1a. Gincana de Integração do MEC


Regulamento da 1ª Gincana de Integração do MEC

Art. 1º – A 1ª Gincana de Integração do MEC, promovida pelo Programa de Valorização do Servidor (PVS), propõe-se a ser um evento de confraternização e de superação de desafios, onde atividades culturais e esportivas devem promover a integração dos colegas lotados nos diversos órgãos e entidades vinculadas do MEC.

Art. 2º – Cada Equipe deverá ser formada por no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) participantes, sendo que, de modo a promover uma maior integração, estas devem ser compostas por colegas lotados em mais de um órgão ou entidade vinculada e situados em Brasília/DF.

Art. 3º – A gincana será realizada entre os dias 20 e 30 de junho de 2007, sendo que será divulgada, no mínimo, 1 (uma) tarefa diária, sempre às 18 horas, no Blog da SAA (endereço eletrônico http://blogdasaa.blogspot.com/).

Art. 4º – A inscrição das Equipes será realizada conforme “Tarefa Especial de Inscrição”, no período de 12 a 19 de junho de 2007, conforme abaixo.

Art. 5º – A Comissão Organizadora da gincana será responsável pela elaboração, divulgação e avaliação das tarefas.

Art. 6º – O resultado final da gincana será divulgado após as 18 horas do dia 30 de junho de 2007, considerando-se vencedora a Equipe que tiver somado o maior número de pontos no conjunto de todas as tarefas. Em caso de empate, o desempate será por sorteio.

Art. 7º – A premiação consistirá em troféus a serem entregues às 3 (três) Equipes mais bem-colocadas.

Art. 8º – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.


Tarefa Especial: Inscrição
A inscrição da Equipe acontecerá mediante o envio para a conta de e-mail pvs.saa@mec.gov.br de endereço de sítio internet da Equipe, que deverá conter:
a) nome/identificação da Equipe;
b) nome completo, lotação, e-mail e telefone para contato de 2 (dois) Representantes da Equipe junto à Comissão Organizadora;
c) relação de membros da Equipe (nome completo e lotação);
d) 1 (uma) foto onde deverão aparecer todos os membros da Equipe.
A Tarefa Especial de Inscrição valerá 100 (cem) pontos.


Comissão Organizadora:
a) Ana Cláudia Salomão da Silva – SAA;
b) Cristiane Gonzaga Chaves – SAA;
c) Espartaco Madureira Coelho – SAA;
d) Gérson Cabral de Oliveira – SEED;
e) Marta Pereira – SEESP;
f) Osana Gorete Nunes de Almeida – SAA.

3a. Reunião da Equipe PVS


Data: 12/06/2007
Local: Sala de Reuniões da SAA
Horário: manhã
Quantidade de Participantes:
02 SAA
01 GabMin
01 SECAD
01 SEED
01 SESu
01 SETEC
01 SINDSEP
01 SPO

segunda-feira, 11 de junho de 2007

1a. Gincana de Integração do MEC


Tudo tem o seu tempo determinado,
e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer;
tempo de plantar, e tempo de colher;
Tempo de matar, e tempo de curar;
tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir;
tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras;
tempo de abraçar, e tempo de se afastar;
Tempo de buscar, e tempo de perder;
tempo de guardar, e tempo de jogar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser;
tempo de silêncio, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar;
tempo de guerra, e há tempo para a paz.

Eclesiastes 3

7a. Reunião de Dirigentes da SAA

Data: 11/06/2007 - tarde.
Participantes:
Ana Cláudia S.
Antônio
Cleuber
Espartaco
Gérson
Leonel
Marcelo
Nina

Inscrições abertas para cursos no CETREMEC


O CETREMEC divulga que estão abertas inscrições para os cursos: "Relações Humanas nas Organizações", "Educação da Voz para o Canto" e "Investigações Apreciativas".

As inscrições devem ser feitas pelo sistema na Intramec, clicando em "Serviços">"Gestão de Pessoas">"CETREMEC">"Plano Anual de Capacitação-PAC". Ali, o(a) servidor(a) vê as informações referentes a cada curso e efetiva a inscrição.

Confira os objetivos, conteúdos e informações sobre os cursos:

· Relações Humanas nas Organizações

Objetivos
Sensibilizar os participantes, a partir da vivência no aqui e agora, da constante necessidade de autodesenvolvimento, autoconhecimento e compreensão do seu comportamento interpessoal. Compreender os mecanismos que atraem, mantêm e afastam os indivíduos do grupo. Analisar os fatores que regem atitudes e comportamento sinérgico, num comprometimento e responsabilidade éticos, tendo em vista os papéis que vivência na vida e, principalmente, na organização.
Principais Conteúdos: contextualização (organização; a visão estratégica das organizações e das pessoas; cultura, valores e normas); percepção (diferenças individuais; descrição dos estilos; conflitos: aspectos positivos e negativos); comunicação (compreensão; empatia; preconceitos; rótulos; papéis interpessoais nos relacionamentos internos e externos; confiança; valores e crenças); o grupo e a prática da excelência no trabalho (criatividade; cooperação; liderança; a arte de conviver com pessoas problemáticas; etiqueta profissional e social no trabalho; plano de desenvolvimento pessoal).
Carga Horária: 20h
Período: 18 a 22 de junho de 2007
Horário: 14h às 18h

· Educação da Voz para o Canto
Objetivos
Proporcionar o conhecimento e a vivência de práticas integradas de educação da voz e de práticas específicas para afinação da voz, a pessoas em qualquer nível de conhecimento musical. Favorecer a liberação da voz e da criatividade. Oferecer métodos de pesquisa de repertório;proporcionar condições de integrar técnica, emoção e criatividade na prática vocal.
Principais Conteúdos: Módulo I - Som, Voz e Energia; Fisiologia da Voz; a Voz Contemplativa. Módulo II - A Voz Expressiva; Noções práticas sobre Estilos de Música Vocal; Rotina de Prática. Módulo III - A Arte da Melodia; Módulo IV - O Tempo na Música Vocal; Harmonia e Improvisos; Dinâmica de Criatividade, Composição e Improvisação; Aprofundamento de Práticas. Módulo V - Apresentação de trabalhos em grupo; avaliação do aproveitamento das práticas.
Outras Informações: O curso é composto por 04 oficinas (módulos)com carga horária de 08 horas cada, a serem realizadas nos dias 18 e 19 de junho, 16 e 17 de agosto, 15 e 16 de outubro e 28 e 29 de novembro de 2007. Há 12 vagas disponíveis no turno vespertino.
Carga Horária: 16h
Período: 18 e 19 de junho de 2007
Horário: 14h às 18h

· Investigação Apreciativa
Principais conteúdos: o que é investigação apreciativa; investigação apreciativa X solução de problemas; princípios-base de investigação apreciativa; histórias de ilustração; como funciona a IA; caminhando da essência para o método; vivenciando o método: fase da IA; construção coletiva de um projeto de transformação organizacional que poderá ser aplicado no MEC. Mais informações sobre este curso na postagem abaixo.
Período: 18 e 19 de junho
Horário: 8h às 12h e 14hàs 18h
Carga horária total: 16 horas.

Curso “Investigação Apreciativa” – base teórica

Explicações sobre o curso Colocações Organizacionais, desenvolvido pelo Cetremec (veja postagem acima)

O que é Investigação Apreciativa (IA)?

A forma das perguntas condiciona as respostas.

Investigação Apreciativa é uma busca cooperativa do melhor nas pessoas, nas suas organizações e no mundo ao redor. Envolve a descoberta sistemática do que dá "vida" a um sistema quando ele está no seu estado mais eficaz e capaz, em termos humanos, ecológicos e econômicos. A IA envolve a arte e a prática de fazer perguntas que reforcem a capacidade de um sistema de elevar o potencial positivo. Ele mobiliza a "investigação" artesanalmente, na preparação de uma "pergunta positiva incondicional", envolvendo normalmente centenas ou algumas vezes milhares de pessoas.

No coração da Investigação Apreciativa está a entrevista apreciativa. As entrevistas apreciativas possuem a finalidade de descobrir o que dá vida a uma organização, departamento ou comunidade, quando estão nos seus melhores momentos. As entrevistas descobrem os pontos altos, pessoais e organizacionais, aquilo que as pessoas mais valorizam e o que eles desejam e esperam para aumentar a vitalidade social, econômica e ambiental da organização.

Pergunta fundamental: "Como vai se parecer a organização se nós a projetarmos para maximizar a essência positiva e acelerar a realização dos nossos sonhos?"

A Investigação Apreciativa pode ser definida como sendo uma abordagem construcionista, baseada na fortaleza, para a mudança e o desenvolvimento organizacional। Isso significa dizer que Apreciativa é uma forma de tornar a organização melhor com base no que ela já tem de bom. Ou seja, a partir do que queremos manter é que conseguiremos chegar a ser o que queremos para o futuro.

Muitas organizações se consideram um problema a ser resolvido. As pessoas fazem reuniões para elaborar uma lista dos problemas e a partir daí, procuram as causas desses problemas e começam a elaborar soluções. Existe uma grande diferença entre este método e a Investigação Apreciativa.

Na Investigação Apreciativa, o foco não é o problema, mas a construção de um futuro desejado com base no que se tem de fortalezas. A organização deixa de ser percebida como um problema a ser solucionado e sim como a própria solução... como um mistério a ser desenvolvido.
(Texto extraído de: http://www.elosbrasil.org.br)

Curso "Colocações Organizacionais" é adiado


O CETREMEC divulga que o curso Colocações Organizacionais, inicialmente marcado para junho, será realizado no período entre 3 e 8 de julho, das 8 às 12 horas. O curso é destinado a coordenadores, chefes de divisão, chefes de serviços e gerentes. Saiba mais sobre o tema na postagem abaixo.

As inscrições devem ser feitas pelo sistema na Intramec, clicando em "Serviços">"Gestão de Pessoas">"CETREMEC">"Plano Anual de Capacitação-PAC". Ali, o(a) servidor(a) vê as informações referentes ao curso e efetiva a inscrição.

Colocações Organizacionais
Principais conteúdos: diagnóstico das contradições estruturais da organização; suporte a decisões de RH, tais como: escolha de pessoal, demissões e reposicionamento e programas de desenvolvimento; avaliação da qualidade e comportamento da liderança; soluções viáveis em situações de conflitos nos relacionamentos profissionais; cultura organizacional e o ambiente de trabalho; a qualidade da energia da organização; motivações e desmotivações, boicotes, demissões, exploração, discriminação; união; deficiências de respaldo e ou apoio; ajuda em situações de decisão; identificação de riscos à saúde dos servidores.
Período: 3 a 8 de julho
Horário: 8h às 12h
Carga horária total: 16 horas.

Curso "Colocações Organizacionais": bases teóricas

Explicações sobre o curso Colocações Organizacionais, desenvolvido pelo Cetremec (veja postagem acima)
ABORDAGEM SISTÊMICA EM ORGANIZAÇÕES
OFICINA PARA SERVIDORES

No que consiste essa abordagem?
As Constelações Sistêmicas surgem na Europa, nos anos 80, a partir dos estudos e experiências do psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger, com sua Terapia Familiar Sistêmica Fenomenológica e desenvolvida na área organizacional por Gunthard Weber e colaboradores.

A visão sistêmica aplicada ao contexto organizacional é uma nova maneira de pensar e atuar nas organizações. Este é um dos métodos mais inovadores que surgiram recentemente e que rapidamente cresce no mundo.


É uma abordagem que diagnostica e aponta soluções para decisões organizacionais, gerenciais e de carreira, de uma forma direta, eficaz e profundamente humana.

O que é possível conseguir com a colocação organizacional (CO)?
A colocação organizacional se presta à obtenção de informações relevantes sobre um sistema em tempo supreendentemente curto.

O tamanho do sistema não tem grande importância.

A colocação pode girar, por exemplo, em torno da cooperação entre vários setores de uma organização, ou em torno da questão porque uma equipe pequena tem de agüentar durante longo tempo uma alta taxa de flutuação de seus membros.

A colocação organizacional pode ser usada pelo participante para definir seu próprio lugar e papel dentro do sistema em que trabalha, que ele lidera, supervisiona ou assessora.
  • Os observadores participantes podem assumir, como representantes, diversos papéis, podem experimentar os processos de uma perspectiva interna ou externa, aprendendo aspetos importantes sobre a organização.
  • A colocação organizacional pode servir de subsídio para a tomada de decisões iminentes (p।ex. questões sucessórias, preenchimento de cargos e outras mudanças pessoais ou econômicas).
  • A CO fornece indícios sobre relações e estruturas (coalizões, concorrência, rejeição, exploração, abuso de poder, dinâmica de bode expiatório) e sobre hipotecas do passado (p।ex। pela não menção dos méritos de um co-fundador ou pelo esquecimento de colaboradores afastados ou excluídos), informam sobre a percepção que se tem do desempenho dentro de um sistema, revelam confusões de contexto (entre relações particulares e de serviço, por exemplo,ou conchavos que ultrapassam os níveis hierárquicos).
  • Colocações organizacionais informam sobre falta de apoio e de recursos, sobre riscos de saúde, sobre a orientação de uma organização em tarefas, no cliente ou em objetivos e sobre a energia e o clima dentro de um grupo de trabalho. Com a ajuda de CO é possível representar determinados cenários (por exemplo, piora da situação ou diferentes tipos de desempenho).

Estas são apenas algumas situações-modelo ou questionamentos em que as colocações organizacionais se revelaram úteis.

O próprio Grupo de CO já é um ótimo modelo de tratamento e cooperação num clima de trabalho em que há respeito, incentivo e apoio mútuos.

Metodologia

"A abordagem fenomenológica aguça a presença, percepção e sensibilidade no relacionamento com a questão colocada, e traz à luz de formas variadas, algo até então desconhecido, não visto ou pelo menos não visto da mesma maneira e levando-nos desta forma a encontrar boas soluções." Gunthard Weber.

O trabalho é desenvolvido principalmente em grupo; sendo escolhidos representantes para ocuparem as posições que concernem aos vários quesitos da questão que afeta determinada organização.

“Durante o trabalho com Colocações Organizacionais; integramos o uso de imagens espaciais e da linguagem, ativando dessa forma todos os sentidos dos participantes”. “A evidência das soluções é significativamente ampliada através do processo em grupo de confirmação recíproca entre os participantes.” Gunthard Weber.

Professor Maurice Jacoel (formado em Filosofia pela USP, pós-graduando em Psicologia pelo ICEP e formado em Terapia Familiar Sistêmica Fenomenológica, segundo Bert Hellinger, com os professores Gunthard Weber, Jakob e Sieglinde Schneider pelo IAG de Munique, Alemanha).

domingo, 10 de junho de 2007

1a. Gincana de Integração do MEC


Prepare-se, vai começar a 1a. Gincana de Integração do MEC!
Forme a sua Equipe, de no mínimo 20 (vinte) participantes, e prepare-se para as tarefas.
Como será uma Gincana de "integração", as equipes devem ser formadas por colegas lotados em mais de uma Secretaria e/ou Entidade Vinculada.

Em breve, serão abertas as Inscrições e publicado o Regulamento.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Ganhadores da Promoção Dominguinhos













Critério

- Participantes que fizeram comentários com identificação de nome e ramal serão contactados por telefone.
- Participantes cadastrados ao blog (identificáveis pelo hiperlink) devem postar outro comentário informando o ramal.
- Os comentários feitos por não-usuários do blog que não se identificaram serão desclassificados, pois não há como saber quem são.


Resultado (conforme horário de postagem e aparecimento no blog):

1º (11h18min): Patrícia Tavares. Não é usuária do blog. Identificou-se com nome completo. Deve comparecer ao gabinete da SAA com documento de identidade.
2º (11h18min): Breno de Lima Andrade. Não é usuário do blog. Identificou-se com nome completo, local de trabalho e ramal. Será contactado por telefone.
3º (11h18min): lidia. Usuária do blog. Deve postar outro comentário, informando ramal.
4º (11h18min): mariana r. Não é usuária do blog. Não se identificou com nome completo. Não há ramal ou local de trabalho. Impossível a identificação. Comentário desclassificado.
5º (11h19min): vitor. Usuário do blog. Deve postar outro comentário, informando ramal.
6º (11h19min): marta. Usuária do blog. Deve postar outro comentário, informando ramal.
7º (11h19min): eduardo-mec. Usuário do blog. Identificou-se com nome, local de trabalho e ramal. Será contactado por telefone.
8º (11h19min): Letícia. Não é usuária do blog. Identificou-se com nome, local de trabalho e ramal. Será contactada por telefone.
9º (11h20min): dilmar. Usuário do blog. Identificou-se com nome, local de trabalho e ramal. Será contactado por telefone.
10º (11h20min): aline. Usuária do blog. Deve postar outro comentário, informando ramal.
11º (11h20): luana. Usuária do blog. Deve postar outro comentário, informando ramal.


Resultado Promoção Dominguinhos

A equipe da SAA está registrando os comentários e verificando as identificações. Em breve, divulgaremos o resultado, com o nome dos ganhadores, onde e quando pegar os ingressos.

Parabéns a todos pela participação.

Show de Dominguinhos




O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta o
Projeto Brasil Baião

e oferece ao MEC dez ingressos para
o Show de Dominguinhos,
no dia 9 de junho, às 22h, na área externa do CCBB.


Esse espetáculo faz parte de uma programação que inclui o Trio Virgulino, Banda Clã Brasil e Banda Rastapé, nos dias 16 e 23 de junho.

O(a)s dez primeiro(a)s servidore(a)s, lotado(a)s em Brasília, que postarem comentários nesta notícia ganharão os bilhetes .

Promoção: PVS e Centro Cultural Banco do Brasil

terça-feira, 5 de junho de 2007

2a. Reunião da Equipe PVS


Data: 05/06/2007
Local: Sala de Reuniões da SAA
Horário: manhã
Quantidade de Participantes:
02 SESu
01 GabMin
01 SAA
01 SECAD
01 SEED
01 SEESP
01 SETEC
01 SPO

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Concurso do Dia dos Namorados


Dia dos Namorados

Participe do concurso Uma declaração de amor.
Elabore uma frase romântica em "caipirês" e concorra a um prêmio.
Inscrições: 5, 6 e 8 de junho
Local de entrega: Gabinete da SAA
Fone: 2104-9959

6a. Reunião de Dirigentes da SAA

Data: 04/06/2007 - tarde.
Participantes:
Ana Cláudia S.
Antônio
Cleuber
Espartaco
Gérson
Leonel
Marcelo
Nina

Regulamento do concurso para criação de Declaração de Amor em “caipirês”

A Subsecretaria de Assuntos Administrativos, por intermédio do Programa de Valorização dos Servidores / PVS, convida todos os funcionários do Ministério da Educação, INEP, CAPES e FNDE a participar do concurso para criação de uma Declaração de Amor em “caipirês”.
1.Objetivo
1.1.O concurso tem como objetivo a criação de uma declaração de amor em “caipirês” em comemoração ao Dia dos Namorados.
2.Participantes
2.1 O concurso é aberto aos servidores e colaboradores do Ministério da Educação, INEP, CAPES e FNDE, ficando vetada somente a participação dos seus julgadores e de pessoas ligadas à organização e promoção do evento.
2.2 Cada concorrente é responsável pela originalidade de seu trabalho, eximindo-se a Comissão Julgadora deste concurso de responsabilidade por coincidências ou semelhanças, que porventura possam existir, entre trabalhos concorrentes e ou produção de terceiros.
3. Dos Trabalhos
3.1 Será contemplada a declaração mais criativa, sendo que o texto deverá conter, no máximo, 10 palavras (preposições , pronomes, artigos, numerais e conjunções não serão contadas como palavras).
4.Das Inscrições
4.1 No ato da inscrição, deverão ser entregues dois envelopes pardos, lacrados, ambos identificados com o mesmo pseudônimo e a identificação: Declaração de amor em “caipirês”. Um envelope conterá a frase e o outro o nome do autor da frase, setor em que trabalha, telefone e assinatura do candidato.
4.2 Os dois envelopes deverão ser entregues, pessoalmente, no dias 5, 6 e 8 de junho de 2007, na sala 300, do Anexo I, das 9 às 12h e das 14 às 18 horas.
5. Do julgamento
5.1 Para efeito de julgamento serão considerados os seguintes critérios: criatividade, originalidade e fidelidade ao tema.
5.2 A Comissão julgadora será composta de um representante da ASMEC, um da ASFNDE e um do SINDSEP e suas decisões serão unânimes e irrevogáveis.
6. Da Premiação
6.1 A mellhor declaração será premiada com uma hospedagem de fim de semana, no Hotel St Peter (válida para o mês de junho/2007) .
6.2 No dia 12 de junho de 2007 será realizada a cerimônia de entrega do prêmio às 13h no restaurante do MEC .

Programa de Valorização dos Servidores

domingo, 3 de junho de 2007

YouTube - Mulheres nas Artes

Mulheres nas artes (Women in art)

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sexta-feira, 1 de junho de 2007

Campanha de Prevenção e Controle de Diabetes Mellitus


Objetivo: Alertar, sensibilizar e orientar a comunidade em geral e, principalmente os beneficiários da GEAP, quanto à importância da prevenção e detecção precoce da doença para evitar o aparecimento de complicações agudas e crônicas.

No dia 29/05/2007 de 9h às 12h, na Sala do Reencontro/CAMS, foi realizada pela equipe do "Grupo Programa Doce Desafio" da Univesidade de Brasília, a Campanha de Prevenção e Controle do Diabetes Mellitus. Contou com a participação de 62 servidores do Ministério da Educação e com a presença da representante da GEAP, Sra Luiza. Durante a manhã foram realizadas atividades: palestras, atividades física, orientações nutricionais e testes glicêmicos.

Responsáveis:
Enfermeiras Fernanda Carlson Thadeu & Juliana Felix Silveira

CETREMEC divulga programação de cursos de junho



Já estão abertas as inscrições para os cursos que o CETREMEC oferecerá no mês de junho. São três opções: Colocações Organizacionais e Investigações Apreciativas, destinados a coordenadores, chefes de divisão, chefes de serviços e gerentes; e Didáticas para Facilitadores da Aprendizagem, voltado a servidores que desejam adquirir competências básicas na área.

As inscrições só podem ser feitas pelo sistema na Intramec (http://intramec.mec.gov.br/), clicando em "Serviços">"Gestão de Pessoas">"CETREMEC">"Plano Anual de Capacitação-PAC". Ali, o(a) servidor(a) vê as informações referentes a cada curso, escolhe sua opção e efetiva a inscrição. Nessa página, somente estão habilitados os links que remetem a cursos com inscrições abertas.

Confira a programação de junho:

Colocações Organizacionais e Investigações Apreciativas
Principais conteúdos:
diagnóstico das contradições estruturais da organização; suporte a decisões de RH, tais como: escolha de pessoal, demissões e reposicionamento e programas de desenvolvimento; avaliação da qualidade e comportamento da liderança; soluções viáveis em situações de conflitos nos relacionamentos profissionais; cultura organizacional e o ambiente de trabalho; a qualidade da energia da organização; motivações e desmotivações, boicotes, demissões, exploração, discriminação; união; deficiências de respaldo e ou apoio; ajuda em situações de decisão; identificação de riscos à saúde dos servidores.
Período: 11 a 14 de junho
Horário: 8h às 12h
Carga horária total: 16 horas.

Investigação Apreciativa
Principais conteúdos: o que é investigação apreciativa; investigação apreciativa X solução de problemas; princípios-base de investigação apreciativa; histórias de ilustração; como funciona a IA; caminhando da essência para o método; vivenciando o método: fase da IA; construção coletiva de um projeto de transformação organizacional que poderá ser aplicado no MEC
Período: 18 e 19 de junho
Horário: 8h às 12h e 14hàs 18h
Carga horária total: 16 horas.

Didática para Facilitadores da Aprendizagem
Principais conteúdos: educação de adultos; fundamentos teóricos e práticos; o processo de capacitação: diagnóstico para compreensão da realidade do aluno, planejamento do processo de ensino-aprendizagem, implementação e avaliação; relação professor-aluno: delimintação de responsabilidades dos diferentes atores no processo de capacitação; concepções metodológicas, planejamento, técnicas de ensino, recursos didáticos e papéis da avaliação; prática integrada: mini-aulas.
Período: 11 a 22 de junho de 2007
Horário: 14h às 18h
Carga horária total: 40 horas.