
O vencedor do 20º Sorteio Literário foi o servidor Ivan Corrêa dos Reis, do PROFE/FNDE.
A Coordenação de Assistência Médica e Social - CAMS informa que se inicia hoje a pesquisa O que o servidor quer saber?
Trata-se de uma pesquisa que objetiva saber qual o interesse dos servidores em relação aos assuntos abordados pela CAMS, em campanha, informativos e também na Intramec.
Para participar, basta acessar a Intramec>Destaques>O que o servidor quer saber?
Em tempo, informamos que a pesquisa sobre Compulsão Alimentar encerra-se neste fim de semana.
Solicitamos aos interessados que participem.
A sua colaboração é muito importante!
A Coordenação Geral de Gestão de Pessoas - CGGP, por intermédio da Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas - CETREMEC, informa que ainda existem vagas para os cursos "Formação de pregoeiros: pregão eletrônico, "Elaboração deindicadores de desempenho institucional", "Didática para facilitadores da aprendizagem", "Gestão de contratos de Serviços" e "Gestão Orçamentária".
As inscrições devem ser feitas pela Intramec, clicando em CETREMEC>Plano Anual de Capacitação.
Outras informações podem ser obtidas nos ramais: 5117, 5119, 5120 e 5103.
No dia 5 de dezembro será realizado o I Seminário de Mídias & Educação do Colégio Pedro II, com o objetivo de criar um espaço de troca de experiências e debate sobre as formas de adoção das mídias em ambientes educacionais. A instituição convida a todos os profissionais da Educação para o evento.
Em 1986, o Colégio Pedro II foi pioneiro no emprego do computador com fins pedagógicos na Educação Básica Brasileira. Passados 21 anos, o Departamento de Ciência da Computação reafirma a atualidade do debate sobre as formas de integração das tecnologias de informação e comunicação aos ambientes educacionais e promove o seminário, que será realizado nas dependências da instituição, em sua Unidade Escolar Centro, na Avenida Marechal Floriano, 80, centro, no Rio de Janeiro.
Mais informações e inscrições: (21) 3891-1109 e ccit@cp2.gl2.br
Veja a programação abaixo:
Já foram divulgados os seguintes tópicos: Como economizar papel?; Checklist para reuniões; Apresentações perfeitas; Como passar um fax?; Como gerar números aleatórios entre dois limites?; Como fazer backup?; Como usar o cinto de segurança?; Como economizar água?; Como filtrar dados em uma planilha? e Como lavar as mãos?
Os temas podem ser consultados no arquivo do Blog da SAA ou no menu Marcadores, ao fim e à direita da página, em "Como Fazer". Para melhorar essa seção, os servidores podem apresentar sugestões de assuntos que gostariam fossem abordados, indicando inclusive onde obter o conteúdo da postagem.
Informamos que todas as quartas-feiras haverá condução para os doadores. Quem se interessar pode fazer sua inscrição na sala 29, térreo do Anexo I.
As máquinas, das empresas Cafematic e Diletto, respectivamente, ficarão por três meses em experiência no ministério, para que a administração e os servidores possam fazer uma avaliação da qualidade dos produtos e tipo de serviço oferecido.
Informamos que o serviço das copas não será descontinuado.
No dia 20 corrente, ocorreu a abertura do 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que se dará até o dia 29 de novembro.
A programação completa pode ser consultada no site: www.sc.df.gov.br, fique por dentro do festival; programação.
Veja o cronograma de atividades:
Dia 28 de novembro: hall do Edifício Sede
Dia 29 e 30 de novembro: hall dos Anexos I e II
Dia 29 e 30 de novembro: Térreo do CNE
Dia 29 e 30 de novembro: CETREMEC
CTA: serviços de saúde
Os Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA são serviços de saúde que executam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Realizam testes para HIV, sífilis e hepatite B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados.
Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletivo, a depender do serviço. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para prevenir-se.
O atendimento é extremamente sigiloso e possibilita o acompanhamento das pessoas em atendimento, por uma equipe de profissionais de saúde. Acesse a lista de CTA em Brasília no site www.aids.gov.br, no link “onde encontrar””
O Ministério da Saúde encaminha medicamentos para o controle do vírus aos soropositivos que são acompanhados pelos profissionais dos CTA. Veja as unidades dispensadoras de medicamentos - UDM, no Distrito Federal.
CTA - CSI de Planaltina / CS – Nº 01 Área Especial Vias NS / W L 4CEP 73.310-000 - Planaltina - DISTRITO FEDERAL
TEL.: (61) 3389 1412
FAX: 3389 4408
CTA/COAS - Brasília CSB – 11/ Centro de ReferênciaSGAN 905 – Lote DCEP 70790-050 - Brasília - DISTRITO FEDERAL
TEL.: (61) 3374 6997
FAX: 3274 8118
CTA - Brasília Hospital Regional da Asa SulRodoviária do Plano Piloto – Plataforma do Meio CEP 70089-900 - Plano Piloto - Brasília - DISTRITO FEDERAL
TEL.: (61) 3325 6708
FAX: 3325 6173
CTA - Ceilândia CSC – 01 Centro de ReferênciaQNM 17 - Área Especial nº 01CEP 72215-170 - Ceilândia - DISTRITO FEDERAL
TEL.: (61) 3371 4458
FAX: 3371 1482
CTA - Gama Centro de Saúde Gama / Centro de Referência de DST/AidsQ 38 – Área Especial – Central – Lado Leste. Lote 38CEP 72405-380 - Gama - DISTRITO FEDERAL
TEL.: (66) 3556 5111
FAX: 3556 6478
CTA - Unidade Mista de Saúde / Taguatinga - Unidade Mista de Saúde C-12. Área Especial 1/2. CEP 72010-120 - Centro - Taguatinga - DISTRITO FEDERAL TEL.: (61) 3563 3270
Em razão da comemoração da Semana da Consciência Negra, entre 19 e 23 de novembro, a SAA divulga o manifesto da Comissão de Servidores pela Igualdade Racial no MEC:
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. A semana em que esse dia incide, por extensão, também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por ter sido esse o dia do assassinato de Zumbi do Palmares, em 1695, significando, portanto, a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro em 1594.
Várias entidades, como o Movimento Negro, promovem palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se com isso evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, a inferiorização perante a sociedade.
Outros temas que ganham evidência neste dia são: a inserção do negro no mercado de trabalho, o acesso à educação superior (cotas raciais), a discriminação racial no sistema policial brasileiro, a ausência de tratamento igualitário no atendimento à saúde, a discriminação contra a mulher negra.
O Projeto de Lei do senador Paulo Paim, que tramita no Senado, propõe que o 20 de Novembro, se transforme em feriado nacional.
Os negros na população brasileira
Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a menos de 10% da população. Os chamados "pardos", no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.
Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.
O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já o dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos, 86% são brancos.
A participação do MEC na Semana da Consciência Negra
O Ministério da Educação desde 2003 realiza palestras, debates, produção de livros e atividades culturais que reportem a importância do negro no cenário nacional. A Semana de Consciência Negra tem por objetivo lembrar à sociedade que a história brasileira também foi feita por personagens negros que muito contribuíram para o desenvolvimento do País, muito embora isso não seja relatado em nossos livros de história.
A Lei nº 10.639/2003 alterou a Lei nº 9.394/96, das diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", que incluirá "o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil" (art. 26-A, § 1º).
Em 2005, o Ministério da Educação, no âmbito da Coordenação Geral de Pessoas, da Subsecretaria de Assuntos Administrativos, baixou a Portaria nº 737/2005, que estabelece a formação de uma comissão para estudos e debates sistemáticos a respeito de políticas afirmativas, bem como a programação de eventos relacionados à igualdade racial preferencialmente nos meses de março e novembro.
Hoje, a Comissão de Servidores pela Igualdade Racial convida ao engajamento no processo de conscientização sobre o racismo.
20 de novembro de 2007
Comissão de Servidores pela Igualdade Racial do MEC
ALAYA DANÇA ÁGUA
Metáfora em movimento. Um mergulho no universo da líquida substância e no imaginário coletivo. Inspirada no aspecto primordial da Água, esta obra cênica encontra na poética do Núcleo Ayala Dança o entrelaçamento dos signos corporais, sonoros e visuais. O recorte na região central do Brasil manifesta-se na pesquisa coreográfica, terreno onde se elabora uma vivência estética, criando na dimensão do sensível a consciência das relações entre meio ambiente e a pessoa.
Tal como acontece num ecossistema, apostamos no cruzamento das linguagens, e em parcerias que ser revelam na concepção desse trabalho. Assim, Alexandre Nas e Lenora Lobo associam-se aos intérpretes – criadores do Alaya Dança, a arte-educadora Neuza Deconto, ao artista plástico W. Hermusche e ao músico Cláudio Vinícius.
Concepção e dramaturgia: Alexandre Nas e Lenora Lobo, em colaboração com Neuza Deconto. / Direção: Lenora Lobo / Coreografia e assistência de direção: Alexandre Nas / Pesquisa coreográfica e interpretação: Núcleo Alaya Dança, Aline Maria, Alexandre Nas, Christiane Lapa, Hilton Gonçalves / Participação Especial: João Negreiros / Trilha sonora: Cláudio Vinícius / Programação visual e design de luz: W. Hermusch / Produção Executiva: Cristiano Bernardes / Esta obra é inspirada na peça musical “Berço das Águas”, de Valéria Fajardo e Ricardo Movitz.
Os servidores do MEC que se especializam em políticas públicas