
quinta-feira, 31 de julho de 2008
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Agenda Ambiental da Administração Pública
Chuveiro
-
O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia. O ideal é evitar seu uso em horários de maior consumo (entre 18h e 20h), no horário de verão entre 19h e 20h30)
-
Quando o tempo não estiver frio, procure usar o chuveiro com a chave na posição verão (morno). O consumo é 30% menor que na posição inverno.
-
Tente limitar seus banhos em aproximadamente cinco minutos. Feche o chuveiro enquanto ensaboa.
Máquina de lavar e ferro elétrico
-
Se usar máquinas de lavar louças e roupas, ligue-as somente com toda a sua capacidade preenchida.
-
Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez.
-
Se o ferro for automático, regule sua temperatura. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligá-lo, você ainda pode aproveitar o calor para passar algumas roupas leves.
Lâmpadas
-
Na hora de comprar, dê preferência a lâmpadas fluorescentes, compactas ou circulares, para a cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro lugar da casa que fique com as luzes acesas por mais de quatro horas por dia. Além de consumir menos energia, essas lâmpadas duram amis que as comuns. Não se esqueça, porém, de que essas lâmpadas contêm substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde se não forem descartadas adequadamente. O melhor é entregar nos locais de venda, quando possível.
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
terça-feira, 29 de julho de 2008
Campanha de combate ao tabagismo
As crianças imitam os adultos. Quando seus pais, irmãos, amigos e colegas fumam, a tendência é de que venham a fumar. Também são altamente suscetíveis à publicidade e à utilização de produtos do tabaco em filmes e na TV. Crianças e adolescentes prestam mais atenção à publicidade e tendem a fumar as marcas mais anunciadas do que os adultos.
O tabaco é a porta de entrada para outras drogas, incluindo o álcool e drogas ilícitas. São poucos os não-fumantes que utilizam outras drogas, e a maioria dos usuários de outras drogas começou com o tabaco.
A maioria das pessoas começa a fumar na infância e adolescência, uma idade em que ainda não se tem o conhecimento e o discernimento necessários para tomar decisões concernentes ao seu futuro, como a decisão de fumar ou não. Quando se tornam mais conscientes e querem parar já estão dependentes.
As empresas de tabaco freqüentemente se utilizam do patrocínio de eventos esportivos para promover o tabaco. Isso permite que associem o tabaco com a boa forma e também se beneficiam da popularidade de ídolos esportivos entre os jovens. Na realidade, fumar reduz drasticamente a capacidade pulmonar e consequentemente a boa performance nos esportes. Atletas profissionais sabem disso e tendem a rejeitar o tabaco em todas suas formas.
Fonte:http://www.actbr.org.br/tabagismo/genero.asp
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
segunda-feira, 28 de julho de 2008
55º sorteio literário
"O cão sem plumas", primeiro poema de fôlego de João Cabral de Melo Neto, lançado em 1950, foi uma criação decisiva do jovem poeta, que na época vivia em Barcelona, com 30 anos. Considerado uma obra-prima desde que foi publicado, o poema alçou o escritor pernambucano ao patamar mais elevado da literatura brasileira, colocando-o ao lado de nomes fundamentais, como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira - amigos e admiradores de Cabral desde o início.
Com esse poema essencial da nossa língua, a Alfaguara inicia o relançamento das obras completas de João Cabral de Melo Neto. Este volume reúne também os quatro primeiros livros do poeta: Pedra do sono, Os três mal-amados, O engenheiro e Psicologia da composição, além de seus primeiros poemas, escritos entre 1937 e 1940, mas só publicados décadas mais tarde. Juntas, essas obras nos mostram os passos iniciais do poeta, que atingiu muito cedo a maturidade artística, criando uma obra inigualável na poesia brasileira.
____________________________________________________________________
Toda sexta-feira, após as 17 horas, o Programa de Valorização do Servidor (PVS) faz o sorteio de um livro para os servidores do MEC.
Nessa sexta-feira, faremos o sorteio do livro "O cão sem plumas", de João Cabral de Melo Neto.
Para concorrer, basta inserir um comentário na postagem "55º sorteio literário" informando:
a) nome completo;
b) lotação; e
c) telefone para contato; até as 17 horas do dia 01 de agosto de 2008.
O sorteio será aberto ao público e realizado na Sala de Reuniões da SAA, sendo que o nome do sorteado será divulgado, imediatamente após a realização do sorteio, no Blog da SAA.
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Resultado do 54º Sorteio Literário
Missa de sétimo dia
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Acessibilidade e Inclusão

Falando em ACESSIBILIDADE...
Em 2007 o MEC adquiriu um elevador que possibilita o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao restaurante do ministério.
Esse elevador é para o uso EXCLUSIVO dessas pessoas. Isto é, de pessoas com deficiência, idosos, gestantes, mães com criança de colo e mesmo pessoas com alguma dificuldade temporária de locomoção, como por exemplo uma perna quebrada.
Por isso, mais uma vez enfatizamos a necessidade de respeitarmos o direito do outro. Se você não é e nem está acompanhando uma pessoa com deficiência, um idoso, uma gestante, ou está temporariamente com dificuldade de locomoção, NÃO UTILIZE O ELEVADOR EXCLUSIVO PARA O ACESSO AO RESTAURANTE!!
CONTAMOS COM SUA COLABORAÇÃO!!!
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS Responsável pelo informativo: Carolina Sanchez ramal: 7813 |
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Imagens da Semana




Fonte: http://www.cassiovasconcellos.com.br/cassio.html
Agenda Ambiental da Administração Pública

Quando o uso do automóvel for inevitável, o motorista poderá dar sua parcela de contribuição fazendo com que o carro polua menos. Seguindo as dicas abaixo, além de melhorar a qualidade do ar e evitar acidentes, o motorista vai economizar cerca de 10% de combustível, velas e pneus.
Troque de marcha na rotação correta;
Evite reduções constantes de marcha, acelerações bruscas e freadas em excesso;
Evite paradas prolongadas com o motor funcionando;
Tente manter a velocidade constante, tirando o pé do acelerador quando o semáforo fecha ou quando o trânsito pára à frente;
Oriente os seus passageiros para que não joguem lixo, pontas de cigarro, latas etc. pelas janelas;
Faça as manutenções e revisões recomendadas pelo fabricante, principalmente no que tange ao catalisador do escapamento.
Fonte: CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/MEC/IDEC, 2005. 160 p.
A natureza agradece!
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
terça-feira, 22 de julho de 2008
Campanha de combate ao tabagismo
Direitos Humanos e a Indústria do Tabaco
A indústria do tabaco freqüentemente tenta se utilizar de argumentos de direitos humanos para defender suas práticas. Assim, resguardam a premissa segundo a qual as pessoas teriam o direto de fumar onde quiserem e, as empresas, o direito de anunciar seus produtos livremente. Seria o exercício da liberdade de expressão e, logo, um dos direitos humanos.
É um argumento usado pela indústria do tabaco. Sob esse ponto de vista, as empresas de tabaco deveriam poder fazer publicidade livremente. Na realidade, liberdade de expressão nunca significou liberdade comercial.
A publicidade de produtos perigosos, mas que são legais, como armas de fogo e venenos de rato, não é permitida. Produtos farmacêuticos que podem salvar vidas estão freqüentemente excluídos de várias formas de publicidade.
Uma vez dependente da nicotina, o fumante não tem livre escolha sobre fumar ou não fumar. Desta forma, o argumento das empresas de tabaco de que medidas de controle do tabagismo violam os direitos humanos não é correto. A verdadeira violação dos direitos humanos é promover um produto que provoca dependência e mata metade de seus usuários.
A liberdade de fumar é uma falsa liberdade. Liberdade não inclui o direito de prejudicar o próximo.
Fonte: http://www.actbr.org.br/tabagismo/direitos-humanos.asp
Fique atento (a)!
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
Nuvem de palavras do blog
Nuvem das palavras mais utilizadas nas últimas 15 postagens do Blog.
Fonte:
http://wordle.net/gallery/wrdl/80643/BlogDaSAA21julho2008
.
sexta-feira, 18 de julho de 2008
54º Sorteio Literário
Sinopse de "Venha ver o pôr-do-sol e outros contos"
Em venha ver o pôr-do-sol e outros contos estão reunidos oito dos mais representativos textos de Lygia, publicados inicialmente entre as décadas de 40 a 70. Mais do que um panorama de sua obra, uma fascinante viagem pela alma humana, na palavra precisa de uma escritora que, com sensibilidade, consegue captar a vida, muito além das aparências do dia-a-dia.
Sinopse de "A noite escura e mais eu"
Toda sexta-feira, após as 17 horas, o Programa de Valorização do Servidor (PVS) faz o sorteio de um livro para os servidores do MEC.
Nesta semana será diferente! O 54º Sorteio Literário contemplará dois colaboradores com os seguintes livros:
"Venha ver o pôr-do-sol" e "A noite escura e mais eu", ambos escritos por Lygia Fagundes Telles.
Para concorrer, basta inserir um comentário informando:
a) nome completo;
b) lotação;
c) título do livro que gostaria de ganhar; e
d) telefone para contato; até as 17 horas do dia 25 de julho de 2008.
O sorteio será aberto ao público e realizado na Sala de Reuniões da SAA, sendo que os nomes dos sorteados serão divulgados, imediatamente após a realização do sorteio, no Blog da SAA.
Esse sorteio duplo só é possível devido as doações feitas pelas colegas Denise Barros de Souza, Gabriela Maciel Forma, Denise Leão e Maire Freitas.
Dicas de segurança (8)
Hoje as dicas de segurança enfatizam os cuidados devemos ter na hora de ter na hora de viajar:
Durante os traslados, vigie de perto e ininterruptamente sua bagagem.
Use etiquetas grandes e/ou coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega;
Não troque dinheiro com carregadores, agenciadores ou desconhecidos que o abordarem em aeroportos e estações rodoviárias ou ferroviárias. Procure casas de câmbio ou bancos autorizados;
Se, nada obstante, você vier a se defrontar com delinqüentes, antes de tudo procure manter-se calmo (a). Não tente dialogar ou discutir com eles. Não os encare diretamente mas procure memorizar suas características pessoais, maneirismos, trajes, tatuagens, cicatrizes, etc. Sobretudo, não reaja! Sua vida não tem preço.
Fique atento (a)!
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Corrija sua postura

1) Evite passar horas sentado em frente ao computador, procure descansar a cada 50 minutos. Levante de vez em quando, "estique" o corpo.
2) A cabeça deve estar reta ou inclinada ligeiramente para frente. Evite trabalhar com a cabeça ou tronco torcido.
3) Evite ficar com os ombros caídos.
4) As suas costas devem ficar retas ou levemente inclinadas para trás. Procure usar uma cadeira com regulagem de altura, assim você pode ajustá-la de acordo com seu tamanho, principalmente quando várias pessoas utilizam o mesmo computador e, é claro a mesma cadeira.
5) Não deixe seus pés pendurados, mantenha-os inteiramente apoiados sobre o piso. Se preferir tente descansá-los em algum tipo de apoio.
6) Procure manter os pulsos os mais retos possíveis enquanto estiver utilizando o teclado ou o mouse.
7) Mantenha a tela do monitor numa altura mais baixa que a cabeça, pois dessa forma você não precisará forçar os olhos olhando para cima.
8) O local de trabalho deve ser bem iluminado, se for preciso instale uma luminária. A luz deve ser branca e de alta intensidade, e não deve ser dirigida para o seu rosto, nem focalizada diretamente sobre a tela do computador. Os protetores de tela ajudam a diminuir e uniformizar a luminosidade.
Fonte:http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/23067
Ao seguir estas dicas, você poderá ter um dia mais produtivo e mais confortável!
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
quarta-feira, 16 de julho de 2008
Agenda Ambiental da Administração Pública
- Troque de marcha na rotação correta;
- Evite reduções contantes de marcha, acelerações bruscas e freadas em excesso;
- Evite paradas prolongadas com o motor funionando;
- Tente manter a velocidade constante, tirando o pé do acelerador quando o semáforo fecha ou quando o trânsito pára à frente;
- Oriente os seus passageiros para que não joguem lixo, pontas de cigarro, latas etc. pelas janelas;
- Faça as manutenções e revisões recomendadas pelo fabricante, principalmente no que tange ao catalisador do escapamento.
Fonte: CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/MEC/IDEC, 2005. 160 p.
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
terça-feira, 15 de julho de 2008
13º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

O concurso foi concebido com base na idéia de que premiar e disseminar práticas inovadoras com eficácia comprovada pode promover a modernização da gestão pública em benefício dos cidadãos. Mas o principal foco é promover o reconhecimento dos servidores e das equipes que reinventam as suas organizações em seu cotidiano.
Para maiores informações acesse o site:
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
Campanha de combate ao tabagismo
O fumo em ambientes fechados é proibido no Brasil desde 1996, sendo permitido apenas em áreas destinadas exclusivamente a esse fim, devidamente isoladas e com arejamento conveniente.
Fonte:http://www.actbr.org.br/tabagismo/poluicao-tabagistica.asp
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
segunda-feira, 14 de julho de 2008
53º sorteio literário
Nessa sexta-feira, faremos o sorteio do livro "Sobrados e Mucambos", de Gilberto Freyre.
Para concorrer, basta inserir um comentário informando:
a) nome completo;
b) lotação; e
c) telefone para contato; até as 17 horas do dia 18 de julho de 2008.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Resultado do 52º sorteio literário
Acessibilidade e Inclusão
Hoje chamamos sua atenção no sentido de sempre manter objetos e equipamentos no mesmo lugar!! Para nós que enxergamos, não faz diferença se a lixeira do banheiro está à direita ou à esquerda do vaso sanitário, nem se o bebedouro está em outro lugar. Porém, para aquelas pessoas que não enxergam essas pequenas alterações fazem toda a diferença!! Essas mudanças podem fazer com que, sem querer, elas joguem o lixo ou derramem água no chão etc.
Além disso, as lixeiras do hall NÃO devem ficar logo embaixo das botoeiras dos elevadores. Também não deixe objetos caídos e espalhados pelo chão! Evite acidentes!!
COLABORE!!
FAÇA A SUA PARTE!!
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
quinta-feira, 10 de julho de 2008
10 de julho: Dia da Pizza
Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão-de-abraão", muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.
Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.
No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.
A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo "picea", na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. "Picea", indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.
A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.
Chegou ao Brasil da mesma forma, por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país. A partir de 1985, comemora-se o dia da pizza aos 10 de julho.
Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil. Segundo consta no livro Retalhos da Velha São Paulo, foi nos fornos do restaurante de Geraldo Sesso Jr., a Cantina Dom Carmenielo, que os apreciadores da culinária Italiana passaram a poder degustar a iguaria napolitana.
Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo, sendo abertas novas cantinas. As pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de muçarela e anchova eram as mais presentes, mas à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diversas pizzas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pizza
quarta-feira, 9 de julho de 2008
Agenda Ambiental da Administração Pública
Agenda ambiental da administração pública
Todos podemos contribuir para melhorar a qualidade do ar em nossa cidade. Veja as dicas a seguir:
Evite usar o carro nos horários e locais de maior congestionamento;
Evite usar o automóvel para trajetos curtos - dê preferência ao transporte coletivo ou vá a pé ou de bicicleta;
Procure sempre que possivel compartilhar o carro com outras pessoas;
Abasteça o carro somente anoite ou no início da manhã. Isso evita que os vapores emanados do tanque se transformem em ozônio pela ação dos raios do sol;
Previna-se contra incêndios. Não queime lixo nem solte balões.
Fonte: CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/MEC/IDEC, 2005. 160 p.
A Natureza agradece!
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
terça-feira, 8 de julho de 2008
Rádio "online"

Rádio "online" personalizável, onde você digita o nome de um artista ou de uma música e o programa começa a tocar e indicar músicas relacionadas. Na barra deslizante, indique se gostou ou não da música e o software aprenderá o seu gosto musical. Ao clicar no botão "VideoMode" o programa indicará videoclipes.
Campanha de combate ao tabagismo
As Dicas abaixo são direcionadas a você que procurou colocar em prática as orientações encaminhadas nos informativos anteriores e que infelizmente ainda não conseguiu parar de fumar:
- Saiba que a maioria das pessoas que abandonaram o tabagismo o fizeram após 3 ou mais tentativas.
- Descubra os motivos porque não parou de fumar.
- Lembre-se que você está mais experiente e tem mais chances de parar na próxima tentativa.
- Procure o seu médico e discuta as opções de tratamento.
Você consegue!
SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS
segunda-feira, 7 de julho de 2008
52º Sorteio Literário
Sinopse do livro "Previna Doenças - Faça do Alimento o seu Medicamento"
É possível obter um corpo saudável e atraente com um a dieta saborosa e, espantosamente, muito parecida com a comidinha caseira da vovó? A Dra. Jocelem Mastrodi salgado, porfessora titular na área de Nutrição Humana da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), afirma que sim. (...)
O resultado é um livro delicioso, que trata de assuntos atuais, como emagrecimento sem dietas mirabolantes, alimentos transgênicos e os benefícios do ômega-3 para o coração, de forma descomplicada e didática. Muito longe de parecer um texto técnico para médicos e entendidos, Previna Doenças - Faça do Alimento o seu Medicamento ensina a como criar hábitos alimentares que possam nos fazer capazes de cultivar um corpo são e forte, com energia para enfrentar a correria do dia-a-dia.
Sinopse do livro "A Dieta de South Beach"
Durante anos a fio o cardiologista Arthur Agatston, M. D., encorajou seus pacientes a emagrecer para melhorar sua saúde, mas muitos tinham dificuldade de fazer regime, ou consideravam as dietas rígidas demais. Ninguém conseguia fazer uma dieta durante muito tempo. E de nada adianta uma dieta que não se consegue seguir. Foi quando o Dr. Agatston decidiu desenvolver um plano de emagrecimento que fosse facilmente incorporado ao dia-a-dia das pessoas e que pudesse ser seguido com prazer e segurança. (...) Quem segue a dieta perde sem passar fome, de 3 a 5 quilos nas duas primeiras semanas. E a gordura localizada na barriga é a primeira a desaparecer! O programa alimentar do Dr. Agatston permite comer os alimentos que você mais adora - carne, peixe, óleos saudáveis, nozes, hortaliças e os tipos certos de carboidratos e doces. Não há obrigatoriedade de praticar exercícios e você nunca fica com fome.
_______________________________________________________
Toda sexta-feira, após as 17 horas, o Programa de Valorização do Servidor (PVS) faz o sorteio de um livro para os servidores do MEC.
Esta semana será diferente! O 52º Sorteio Literário contemplará dois colaboradores com os seguintes livros:
"Previna Doenças - Faça do alimento o seu medicamento", escrito pela Dra. Jocelem Mastrodi Salgado; e
"A Dieta de South Beach", de Arthur Agatston.
Para concorrer, basta inserir um comentário informando:
a) nome completo;
b) lotação;
c) título do livro que gostaria de ganhar; e
d) telefone para contato; até as 17 horas do dia 11 de julho de 2008.
O sorteio será aberto ao público e realizado na Sala de Reuniões da SAA, sendo que os nomes dos sorteados serão divulgados, imediatamente após a realização do sorteio, no Blog da SAA.
Este sorteio duplo só é possível devido as doações feitas pelas colegas Denise Barros de Souza, Gabriela Maciel Forma, Denise Leão e Maire Freitas.
Muito obrigada!
sexta-feira, 4 de julho de 2008
quinta-feira, 3 de julho de 2008
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Estacionamento Interditado
Como alternativa, a SAA recomenda que os servidores utilizem nesse período o estacionamento de brita, localizado em frente aos anexos do MEC.