
Dirigindo na chuva:
1 - A condição adversa de chuva reduz a visibilidade, diminui a aderência dos pneus principalmente em curvas, aumenta o espaço percorrido em frenagens e dificulta manobras de emergência;
2 - No início do período de chuva a pista fica ainda mais escorregadia, devido à mistura de água com pó, óleo (insolúvel na água) e outros resíduos;
3 – Quando dirigir sob chuva for inevitável, observe os seguintes pontos:
REDOBRAR A ATENÇÃO;
REDUZIR A VELOCIDADE;
AUMENTAR A DISTÂNCIA PARA OS DEMAIS VEÍCULOS;
REDOBRAR O CUIDADO EM CURVAS E FRENAGENS;
MANTER OS FARÓIS BAIXOS ACESOS;
EVITAR PASSAR SOBRE POÇAS OU LUGARES COM ACÚMULOS DE ÁGUA;
MOTOCICLISTAS E CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRÊS RODAS (TRICICLOS), USAR ROUPA APROPRIADA, COMO CAPA OU MACACÃO IMPERMEÁVEL.
DISTÂNCIAS DE FRENAGEM
Velocidade (km/h) | Distância que o veículo percorre entre a percepção e a reação (m) | Distância necessária para o veículo parar (m) | Distância total (m) | Distância de segurança (m) |
20 | 6 | 3 | 9 | 10 |
40 | 11 | 11 | 22 | 23 |
60 | 17 | 24 | 41 | 42 |
80 | 22 | 43 | 65 | 66 |
100 | 28 | 72 | 100 | 101 |
120 | 33 | 105 | 138 | 139 |
140 | 39 | 146 | 185 | 186 |
160 | 44 | 194 | 238 | 239 |
Distâncias médias para automóveis, com piso seco, pneus em bom estado e freios regulados (com piso molhado, acrescer 40%).
Fonte: Revista 4 Rodas
Nenhum comentário:
Postar um comentário