
O Ministério da Educação iniciou no último dia 22 de setembro o projeto piloto para implantação da Gestão por Competências, em atendimento ao Decreto 5.707/06. O projeto será coordenado pela CGGP e, inicialmente, serão definidas e mapeadas apenas as competências gerenciais do ministério, no âmbito da Secretaria Executiva (Gabinete, SAA, SPO e DTI).
A equipe que conduzirá o projeto é composta por Carolina Sanchez e Cristiane Chaves (SAA), Claudio Bechara, Luana Oliveira e Geilsa Ladeira Bizarra (CGGP), Cynthia Ramos e Rilza Marra (SPO), Flavio Campos e Sierra Gonçalves (DTI) e Ana Elisa Estrela Ferreira (Gabinete SE). Os trabalhos serão orientados pela professora Sonia Goulart (ENAP).
A finalidade da definição e mapeamento das competências gerenciais é identificar a lacuna entre as competências existentes e as necessárias ao desempenho da função gerencial no ministério, e suprir essa lacuna com ações de capacitação. O mapeamento é uma ferramenta de desenvolvimento e qualificação. Para isso serão construídas trilhas de aprendizagem para cada competência gerencial identificada, o que dará base ao plano de capacitação formulado para as unidades da Secretaria Executiva.
A implantação do projeto piloto na Secretaria Executiva será finalizada em 15 de dezembro de 2008. Após avaliação dos resultados do projeto piloto, o mapeamento de competências gerenciais será estendido a todas as Secretarias do MEC, gradativamente, a partir do primeiro trimestre de 2009.
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