sexta-feira, 1 de junho de 2007

CETREMEC divulga programação de cursos de junho



Já estão abertas as inscrições para os cursos que o CETREMEC oferecerá no mês de junho. São três opções: Colocações Organizacionais e Investigações Apreciativas, destinados a coordenadores, chefes de divisão, chefes de serviços e gerentes; e Didáticas para Facilitadores da Aprendizagem, voltado a servidores que desejam adquirir competências básicas na área.

As inscrições só podem ser feitas pelo sistema na Intramec (http://intramec.mec.gov.br/), clicando em "Serviços">"Gestão de Pessoas">"CETREMEC">"Plano Anual de Capacitação-PAC". Ali, o(a) servidor(a) vê as informações referentes a cada curso, escolhe sua opção e efetiva a inscrição. Nessa página, somente estão habilitados os links que remetem a cursos com inscrições abertas.

Confira a programação de junho:

Colocações Organizacionais e Investigações Apreciativas
Principais conteúdos:
diagnóstico das contradições estruturais da organização; suporte a decisões de RH, tais como: escolha de pessoal, demissões e reposicionamento e programas de desenvolvimento; avaliação da qualidade e comportamento da liderança; soluções viáveis em situações de conflitos nos relacionamentos profissionais; cultura organizacional e o ambiente de trabalho; a qualidade da energia da organização; motivações e desmotivações, boicotes, demissões, exploração, discriminação; união; deficiências de respaldo e ou apoio; ajuda em situações de decisão; identificação de riscos à saúde dos servidores.
Período: 11 a 14 de junho
Horário: 8h às 12h
Carga horária total: 16 horas.

Investigação Apreciativa
Principais conteúdos: o que é investigação apreciativa; investigação apreciativa X solução de problemas; princípios-base de investigação apreciativa; histórias de ilustração; como funciona a IA; caminhando da essência para o método; vivenciando o método: fase da IA; construção coletiva de um projeto de transformação organizacional que poderá ser aplicado no MEC
Período: 18 e 19 de junho
Horário: 8h às 12h e 14hàs 18h
Carga horária total: 16 horas.

Didática para Facilitadores da Aprendizagem
Principais conteúdos: educação de adultos; fundamentos teóricos e práticos; o processo de capacitação: diagnóstico para compreensão da realidade do aluno, planejamento do processo de ensino-aprendizagem, implementação e avaliação; relação professor-aluno: delimintação de responsabilidades dos diferentes atores no processo de capacitação; concepções metodológicas, planejamento, técnicas de ensino, recursos didáticos e papéis da avaliação; prática integrada: mini-aulas.
Período: 11 a 22 de junho de 2007
Horário: 14h às 18h
Carga horária total: 40 horas.

Um comentário:

Lázara braga disse...

Fiz um curso de relações interpessoais no Cetremec nos anos 90, foi o melhor curso que fiz na vida,gostaria de saber o contato da professora Ieda que ministrou o curso, se puderem me mandem o contato dela. obrigada o meu nome é lazara e meu email é lazarabs@hotmail.com