Durante os próximos dias postaremos algumas dicas que são muito úteis para o convívio com pessoas com todos os tipos de deficiência. Se você acredita que as dicas são óbvias, que ótimo! Isso significa que você já está preparado para lidar com as diferenças. Mas acredite, algumas pessoas ainda não sabem como agir quando lidam com pessoas com deficiência!
- Nem sempre as pessoas cegas ou com deficiência visual precisam de ajuda, mas se encontrar alguma que pareça estar em dificuldades, identifique-se, faça-a perceber que você está falando com ela e ofereça seu auxílio. Nunca ajude sem perguntar antes como deve fazê-lo.
- Caso sua ajuda como guia seja aceita, coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado.
Num corredor estreito, por onde só possa passar uma pessoa, coloque o seu braço para trás, de modo que a pessoa cega possa continuar a seguir você. - Sempre avise com antecedência sobre a existência de degraus, pisos escorregadios, buracos e quaisquer obstáculos que estejam no caminho.
- Para ajudar uma pessoa cega a sentar-se, você deve guiá-la até a cadeira, de preferência fixa, e colocar a mão dela sobre o encosto da cadeira, informando se esta tem braço ou não. Deixe que a pessoa sente-se sozinha.
- Ao explicar direções para uma pessoa cega, seja o mais claro e especifico possível, de preferência indique as distancias em metros ("uns vinte metros a sua frente").
- Ao acompanhar uma pessoa cega, faça uma narração de tudo o que está acontecendo ao longo do caminho.
- Algumas pessoas, sem perceber, falam em tom de voz mais alto quando conversam com pessoas cegas. Fale em tom de voz normal.
- Por mais tentador que seja acariciar um cão-guia, lembre-se de que esses cães têm a responsabilidade de guiar um dono que não enxerga. O cão nunca deve ser distraído do seu dever de guia.
- No convívio social ou profissional, não exclua as pessoas com deficiência visual de nenhuma atividade. Deixe que elas decidam como podem ou querem participar. Cada um sabe o seu limite!!
- Seja natural!! Não há problemas em usar palavras como "veja" e "olhe".
- Ao retirar-se de um local onde esteja uma pessoa com deficiência visual, sempre avise que está saindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário