terça-feira, 6 de novembro de 2007

FALANDO SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL/INTELECTUAL...


Durante os próximos dias postaremos algumas dicas que são muito úteis para o convívio com pessoas com todos os tipos de deficiência. Se você acredita que as dicas são óbvias, que ótimo! Isso significa que você já está preparado para lidar com as diferenças. Mas acredite, algumas pessoas ainda não sabem como agir quando lidam com pessoas com deficiência!


  • Se a pessoa com deficiência mental/intelectual for uma criança, trate como criança. Se for adolescente, trate-a como adolescente. Se for uma pessoa adulta, trate-a como tal.

  • Não as ignore. Cumprimente e despeça-se delas normalmente, como faria com qualquer pessoa.

  • Não superproteja. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for realmente necessário.

  • Não subestime sua inteligência. As pessoas com deficiência mental levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.

  • As pessoas com deficiência mental, geralmente, são muito carinhosas.

  • Deficiência mental não é sinônimo de doença mental! Deficiência mental é um déficit cognitivo. Doença mental é uma patologia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde.

Não devemos ser demagogos nem hipócritas. Sabemos e reconhecemos a importância do trabalho da SAA em relação a pessoas com "Deficiência Mental / intelectual".
No entanto fico sem saber o que a SAA tem efetivamente feito para previnir (evitar) que os servidores do MEC, sejam vítimas de doenças psíquicas tais como a Depressão. Vejamos alguns significados desta doença:
1 - Abatimento moral ou físico.
2 - Estado mental caracterizado por tristeza, desespero e desestímulo quanto a qualquer atividade.

Talvez tenhamos muito mais servidores com problemas mentais/psíquicos do que a SAA imagine. No entanto não vejo atuação preventiva, e de defesa dos direitos dos servidores, daí o meu cetisismo e desânimo em relação a SAA.

Saudações psiquiátricas!!!

Márcio Grace Pereira da Silva
Técnico em Assuntos Educacionais
Ramal 9632

Anônimo disse...

Parabéns SAA pelas dicas do PVS-Inclusão.Tenho uma filha com Síndrome de Down, 10 anos, e todos do MEC a tratam como uma pessoa normal, e é o que ela é.Ela cumprimenta a todos, sorri para todos, demonstrando, assim, a sua felicidade, que contagia a quem a encontra pelos corredores do MEC.

Anônimo disse...

Marcio,
concordo com todas as suas palavras, fora a perseguição da SAA aos terceirizados, assim todos ficam doentes mentalmente...

Anônimo disse...

Meu caro Márcio, acho que não devemos misturar os casos sérios da vida, pois ela é uma dádiva divina, assim como batalhar para ter um emprego também o é.Por isso, entendo, sem querer defender ninguém, que a mensagem do PVS-Inclusão é tentar mostrar que apesar das diferenças somos todos iguais, assim como minha filha. Antonia Pereira da Silva-CGRL