sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Machado de Assis (3)


Centenário da morte de Machado de Assis

Correio Braziliense - DF, Lúcio Flávio, 01/02/2008

Textos de autoria de Machado de Assis podem ser acessados gratuitamente em www.dominiopublico.gov.br ou www.academia.org.br.


Ano Machado de Assis - o que vem por aí:

Fevereiro
Lançamento pela Record da coletânea Toda poesia de Machado de Assis. Sai pela Edusp/ Nankin Machado de Assis - O romance com pessoas, ensaio de José Luiz Passos sobre personagens do escritor.

Março
Organizado por Luiz Antônio Aguiar, Almanaque Machado de Assis (Record) introduzirá o leitor no universo machadiano por meio de dados biográficos, guia de leitura e outras informações.

Abril
Também organizado por Aguiar, Recontando Machado (Record) traz 12 escritores contemporâneos reescrevendo contos do escritor. Entre os convidados, Heloísa Seixas e Cristóvão Tezza.

Início do primeiro ciclo de debates sobre a obra de Machado de Assis, na Academia Brasileira de Letras (ABL), sobre a literatura de Machado de Assis.

Lançamento oficial do site www.machadodeassis.net, desenvolvido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, com biografia, bibliografia, artigos e busca de citações nos contos e romances do escritor.

A Editora Globo reedita Dom Casmurro, Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba com notas e prefácios de John Gledson (Inglaterra), Willi Bolle (Alemanha) e Abel Barros Baptista (Portugal).

Maio
Reedição da biografia Vida e obra de Machado de Assis (Record), escrita por R. Magalhães Júnior, tido como o registro definitivo da trajetória do autor e dividido em quatro volumes.

Início do segundo ciclo de debates na ABL, com palestras, concertos e espetáculos que fazem ligação entre a literatura do escritor e áreas como a música, a medicina e o cinema.

Julho
O escritor é o principal homenageado na sexta edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty, de 2 a 6.

Estréia na TV Globo a microssérie Capitu, baseada em Dom Casmurro. Escrita pelo novelista Euclydes Marinho, a adaptação tem direção de Luiz Fernando Carvalho.

Até novembro, lançamento de seis volumes de contos de Machado de Assis. Organizado por temas, o projeto tem coordenação de João Cézar de Castro Rocha.

Agosto
Início do terceiro ciclo de debates sobre a obra de Machado de Assis na ABL.

Na linha do projeto da Record, a Publifolha publica coletânea com 10 textos de ficção que recriam livremente obras de Machado de Assis. Entre os títulos, Dom Casmurro e Quincas Borba.

Setembro
No mês do centenário de morte, a Casa de Rui Barbosa coordena ciclo sobre o conto machadiano. Participam Hélio Guimarães, Ivo Barbieri, Marta de Senna, Silviano Santiano e Sérgio Paulo Rouanet.

Dezembro
Mostra de filmes, na ABL, baseados na obra do escritor, organizada pelo cineasta e acadêmico Nelson Pereira dos Santos.

E ainda…

Relançamento, em quadrinhos, pela Ática, da versão da novela O alienista.

Exposição na ABL com obras que dialogam com o universo de Machado de Assis.

Parceria entre ABL e MinC lança toda a obra do escritor a preços populares.

Lançamento, pela ABL, de dicionário sobre a obra de Machado, com direção de Ubiratan Machado.

Lançamento, pela Edusp/ Nankin, de Serenidade e fúria - Pulsões românticas na obra madura de Machado de Assis, de Ravel Paz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo!

Joselita Júnia Viegas Vidotti
Sesu - 8006