sábado, 29 de março de 2008

Programa Nacional de Controle do Tabagismo (1)


Na última sexta-feira (dia 28 de março de 2008), a Dra. CARLA BARACAT, coordenadora do "Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer", realizou palestra no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão aos participantes do "Fórum de SPOAs", onde solicitou o apoio de todos os gestores na divulgação e implantação do módulo "Ambientes de Trabalho Livres do Cigarro".

O módulo possui um conjunto de ações educativas, normativas e organizacionais que visam estimular mudanças de comportamento em relação ao tabagismo entre os trabalhadores de empresas e, principalmente, nos servidores da Administração Pública.

O objetivo é disseminar entre os trabalhadores e/ou servidores informações sobre os malefícios do tabaco, tabagismo passivo, dependência de nicotina e benefícios da cessação de fumar.

Não há o objetivo de perseguir ou marginalizar os fumantes das instituições e, sim, apoiá-los no processo de cessação de fumar e preservar a sua saúde e a dos fumantes passivos.

Por isso, o Módulo estimula que, durante o desenvolvimento e implementação das ações, sejam incluídos fumantes e não-fumantes, para que juntos façam parte dos processos decisórios da política de restrição da instituição.

Desta forma, a intervenção acontecerá em clima de cordialidade, em que a união e a harmonia serão a tônica.

As ações educativas objetivam manter um fluxo contínuo de informações sobre prevenção do câncer, tanto em relação ao tabagismo como aos demais fatores de risco de câncer, e as ações de apoio aos fumantes (psicológico e medicamentoso) objetivam o desenvolvimento de medidas que apoiem os fumantes que queiram parar de fumar.

Nenhum comentário: