domingo, 30 de março de 2008

Programa Nacional de Controle do Tabagismo (2)


No Brasil, existem 3 (três) datas onde são realizadas campanhas educativas que visam à prevenção da incidência e à redução da mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país, conforme relação abaixo:

Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio)
É celebrado anualmente pela OMS com o objetivo de reforçar, em todas as partes do planeta, o controle do tabagismo. O INCA é Centro Colaborador da OMS para o "Programa Tabaco ou Saúde" na América Latina.

Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto)
Pela Lei Federal n° 7.488, de 11 de junho de 1986, foi criada a "Semana Nacional de Combate ao Fumo", que estabelece que seja lançada uma campanha de âmbito nacional, visando alertar a população, principalmente os adolescentes e adultos jovens sobre os males causados pelo fumo à saúde.

Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro)
De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde GM n° 707, de 07 de dezembro de 1988, o "Dia Nacional de Combate ao Câncer" foi instituido com a finalidade de "evocar o importante significado histórico das Entidades de Combate ao Câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer".

Um comentário:

velhodymmy disse...

CREIO QUE AO INVÉS DO Sr. SUBSECRETÁRIO SE PREOCUPAR COM QUESTÕES DE SAÚDE DIRETAMENTE LIGADAS AOS INDIVÍDUOS DA CASA, DEVERIA QUALIFICAR E AMPLIAR OS SERVIÇOS MÉDICOS EM GERAL DESTA PASTA, NA QUESTÃO TABAGISMO, TODOS OS FUMANTES DE FORMA GERAL, TEM MUITO MAIS CONHECIMENTO DAS CAUSAS E DERIVAÇÕES DOS MALEFÍCIOS CAUSADOS PELO "BASTÃO CILÍNDRICO DE PONTA INCANDESCENTE", QUE QUALQUER ADMINISTRADOR.
CREIO QUE PELO CONTRÁRIO, DEVER-SE-IA O Sr. ESPARTACO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, TRAZER MELHORES BENEFÍCIOS AOS SERVIDORES DA PASTA NA ÁREA DE SAÚDE INTERNA DA CASA E EXTERNA AOS SERVIDORES, TAL COMO A ESCOLHA DAS OFERTAS DE CONVÊNIO MÉDICO.

NEM SEI SE ISTO SERÁ LIDO OU MESMO PUBLICADO, AINDA ASSIM, QUERO AQUI DEIXAR REGISTRADO MEU PONTO DE VISTA, DE MODO TAL QUE DE FORMA DEMOCRÁTICA, O SERVIDOR POSSA SE EXPRESSAR PARA NÃO FICAR PERTO DE UMA DITADURA, ONDE SÓ FALA QUE DETÉM O PODER.