quarta-feira, 2 de abril de 2008

Consumo Consciente de Embalagens



CONSUMO CONSCIENTE DE EMBALAGENS

Você já parou para pensar no meio ambiente quando você está fazendo compras? Já avaliou se as embalagens que está levando para casa junto com os produtos que adquiriu são mesmo necessárias ou feitas de materiais ambientalmente amigáveis - material reciclado, feito de fontes renováveis, fáceis de reciclar ou que possibilitem sua reutilização?

A geração de resíduos cresce com o aumento do consumo - e as embalagens são o maior indicador desse crescimento. Quanto maior o consumo, maior a produção de embalagens. E embalagem é algo pelo que você paga, leva para casa e joga fora. O consumo consciente de embalagens é levar em conta que toda embalagem que vai de carona em nossas compras tem um impacto na natureza - seja na sua fabricação ou no seu descarte.

1) Evite embalagens desnecessárias.

É de seu conhecimento que 1/3 do lixo doméstico é composto por embalagens? Diminua esse desperdício escolhendo produtos com menos embalagens.

2) Prefira produtos com embalagens retornáveis ou refis

Você sabia que cada vasilhame retornável de bebida pode fazer de 8 a 30 viagens e que embalagens de refis consomem 30% menos recursos naturais em sua fabricação? Embalagens retornáveis e refis diminuem a necessidade de fabricação de novas embalagens, diminuindo também a pressão por recursos naturais.

3) Utilize sacolas retornáveis

Hoje, no Brasil, são consumidas aproximadamente 35 mil sacolas plásticas por minuto. Tudo isso acaba em depósitos de lixo, leva séculos para se decompor, além de dificultar a decomposição de outros resíduos. Ajude a diminuir essa montanha de lixo usando sacolas retornáveis.

4) Reutilize suas embalagens sempre que possível

Acredite: 80% das embalagens são descartadas depois de serem usadas apenas uma vez. Ao preferir produtos com embalagens reutilizáveis você ajuda a diminuir o volume de lixo produzido em sua casa.

5) Encaminhe as embalagens sem utilidade para a reciclagem

Você sabia que reciclar uma lata, comparado com a produção de uma nova, representa uma economia de energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado por 3 horas? A reciclagem de materiais economiza água, energia e recursos naturais, além de diminuir a quantidade de lixo e dar emprego a milhares de brasileiros.

Olhe em volta dos produtos que você está comprando e pense: essa embalagem é a melhor alternativa para o meio ambiente? Procure saber mais sobre opções ambientalmente amigáveis e sobre consumo consciente!

Pratique! Dê o exemplo! O planeta agradece!

SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

Nenhum comentário: