quarta-feira, 23 de abril de 2008

Promoção-relâmpago





Nada melhor do que comemorar o Dia Mundial do Livro lendo! Para isso basta responder a um dos questionamentos abaixo:

1º)É possivel acessar a uma biblioteca digital por meio do blog da SAA? Se a resposta for positiva, mencione qual seria.

2º)Qual o mês e o ano em que ocorreu o 1º Sorteio Literário?

3º)Qual o título do 10º livro sorteado pela SAA no Sorteio Literário?

A primeira pessoa que responder corretamente a 1º pergunta ganhará o livro "As Cem Melhores Crônicas Brasileiras", organizado por Joaquim Ferreira dos Santos e doado pela servidora Mariza Rigo, lotada no Gabinete do Ministro.
A segunda pessoa, deverá responder corretamente a 2º pergunta para ganhar o livro "Assassinatos na rua Morgue e outras histórias", escrito por Edgar Allan Poe.
Por fim, a terceira pessoa ganhará o livro "Fábulas", de Esopo com tradução de Antônio Carlos Vianna se responder corretamente a 3º Pergunta.

Participe!

Sinopses das editoras

As Cem melhores Crônicas Brasileiras

As crônicas desta antologia se consagram como pequenas obras-primas de emoção, baseadas nos espantos e alegrias, decepções e surpresas do cotidiano. Contam a história de um país e de um gênero que outrora foi considerado menor. Fenômeno de aceitação popular, a crônica superou o preconceito e se instalou como iguaria fina, assinada por mestres da nossa literatura.
(...)
Craque do gênero, Joaquim Ferreira dos Santos fez esta seleção sem se deixar amarrar pelas leis acadêmicas, mas orientando-se pelo poder que as crônicas têm de seduzir -marca essencial de todas reunidas neste volume, que se tornaram clássicos de referência da nossa educação literária e sentimental

Assassinatos na rua Morgue e outras histórias

Para se ter uma idéia precisa da influência de Edgar Allan Poe sobre os romances policiais e de mistério que tanto sucesso fariam a partir de meados do século XIX, basta dizer que, não fosse o conto "Assassinatos na rua Morgue" (1841), não haveria Sherlock Holmes (Conan Doyle, 1887), Hercule Poirot (Agatha Christie, 1920), Padre Brown (G. K. Chesterton, 1911), Don Isidro Parodi (Bioy Casares e J. L. Borges, 1950) e tantos outros detetives ou investigadores que até hoje encantam milhões de leitores.

O personagem central deste conto, o francês Monsieur C. Auguste Dupin, poderia ser Sherlock Holmes e o narrador poderia ser o Dr. Watson. O fascinante personagem de Poe, através de um sistema próprio de dedução baseado na sua profunda capacidade de observação dos fatos, é capaz de ler os pensamentos do seu interlocutor e desvendar um dos mais intrincados e misteriosos casos de assassinato já enfrentado pela polícia francesa: o bárbaro duplo assassinato de mãe e filha num apartamento na rua Morgue. Meio século depois, Conan Doyle tomou emprestada a alma de Dupin para criar seu Sherlock. A partir daí o gênero caiu no gosto do público e os grandes personagens se multiplicaram.

Fábulas

O legendário Esopo foi um personagem quase mítico do século VI antes de Cristo (foi citado por Heródoto em sua História, por Aristófanes, Platão, além de diversos filósofos e autores gregos. Existe o texto biográfico de La Fontaine, Vie de Esope le Phrygien, e uma biografia romanesca, A vida de Esopo, produzida em 1490 pelo monge bizantino Planude). Sabe-se que foi um escravo que foi libertado por seu último senhor, Xanto. Embora tivesse uma aparência estranha – consta que era corcunda – possuía o dom da palavra e a habilidade de contar histórias onde os personagens eram animais e que invariavelmente terminavam com tiradas morais.

Já no século V antes de Cristo as fábulas de Esopo eram editadas e citadas por vários autores. Resistindo ao tempo – já há mais de dois mil anos –, as Fábulas de Esopo inspiraram La Fontaine e foram objeto de milhares de citações através da história. A fábula "A raposa e as uvas" é um exemplo dos mais conhecidos através dos séculos entre as centenas de fábulas que produziu.

9 comentários:

Alexandre Marino disse...

1) Sim, Portal Domínio Público.

2) Julho de 2007

3) Os Demônios, de Dostoievski.

José Alexandre Gomes Marino
ACS/GM
Ramal 9577

Anônimo disse...

Ionice Lorenzoni
ACS/MEC
Ramnal:8442
Respostas:
1) Sim, Portal Domínio Público.

2) Julho de 2007

3) Os Demônios, de Dostoievski.

Anônimo disse...

Fabiana Gomes
8051
ACS

3) Os Demônios, de Dostoievski.

Heloisa Cristaldo disse...

1) Sim, Portal Domínio Público.

2) Julho de 2007

3) Os Demônios, de Dostoievski.

Heloisa disse...

3- Calvin e Haroldo (Foi assim que tudo começou)

Heloisa Cristaldo

8405

Ana Karoline Crispim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Karoline Crispim disse...

As repostas corretas são:

1º) Sim, Portal Domínio Público.
2º)Julho de 2007
3º)Calvin e Haroldo _E foi assim que tudo começou.

Parabéns a José Alexandre Gomes Marino, Ionice Lorenzoni e Heloisa Cristaldo!

Anônimo disse...

1.Sim, basta acessar o Portal do Domínio Público.
2.Julho de 2007.
3. Os Demônios, de Dostoievski.

Francisca Martins
SEED/Domínio Público
Sala 119
Ramal: 3848

Anônimo disse...

"3º)Qual o título do 10º livro sorteado pela SAA no Sorteio Literário?"

Resposta: "Calvin e Haroldo - E foi assim que tudo começou", de Bill Watterson

Leonardo Mendes
COF/SESu
Ramais: 9444 / 8689