sexta-feira, 2 de maio de 2008

Acessibilidade e Inclusão

Vamos recordar e conhecer novas dicas úteis para lidar com pessoas com todos os tipos de deficiência. Como já dissemos, elas podem parecer óbvias, mas algumas pessoas ainda não sabem como agir quando lidam com pessoas com deficiência e, assim, pretendemos tornar mais simples o nosso convívio com esses cidadãos.
  • Ao encontrar-se pelos corredores do MEC pessoas que não enxergam, que se comunicam de maneira diferente, que usam muletas ou cadeira de rodas etc. aja sempre com naturalidade.

  • Quando quiser fazer alguma pergunta, algum comentário ou mesmo iniciar uma conversa com uma pessoa com deficiência, dirija-se diretamente a ela e não a seus acompanhantes ou intérpretes.

  • Se você andar guiando uma pessoa cega, deixe que ela segure no seu braço. Não a puxe nem a empurre: pelo movimento do seu corpo, ela saberá o que fazer;

  • Se você estiver com ela durante a refeição, pergunte se ela quer auxílio para cortar a carne, o frango ou para adoçar o café, e explique-lhe a posição dos alimentos no prato;

  • Quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque em seu braço levemente.

  • Ao encontrar uma pessoa com deficiência mental/intelectual, não a ignore e nem a superproteja. Cumprimente e despeça-se dela normalmente, como faria com qualquer pessoa e deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for realmente necessário.

  • Ao empurrar uma pessoa em cadeira de rodas, faça-o com cuidado. Preste atenção para não bater nas pessoas que caminham à frente. Para subir degraus, incline a cadeira para trás e, para descer, é mais seguro fazê-lo de marcha a ré, sempre apoiando para que a descida seja sem solavancos. Para subir ou descer mais de um degrau em seqüência, será melhor pedir a ajuda de mais uma pessoa.

VAMOS PRATICAR A INCLUSÃO!!!

FAÇA A SUA PARTE!!!


SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

RESPONSÁVEL POR ESTE INFORMATIVO : Carolina Sanchez - ramal 7813

Nenhum comentário: