terça-feira, 15 de julho de 2008

Campanha de combate ao tabagismo

Poluição Tabagistica Ambiental

A fumaça ambiental de tabaco (FAT) é uma mistura de gases e partículas provenientes da queima do fumo no ato de fumar. É composta pela fumaça que sai da ponta do produto (cigarro, charuto, cachimbo, etc.) quando ele não está sendo tragado e pela fumaça exalada pelo fumante. Sua presença — a poluição tabagística ambiental (PTA) — é um problema para a manutenção da qualidade do ar de ambientes fechados: ela é uma das principais contribuintes para o aumento da concentração e da exposição a partículas nesses ambientes. Além disso, é comprovado que muitos de seus compostos químicos são tóxicos ou cancerígenos e que sua inalação, o chamado fumo passivo, pode causar vários danos à saúde: evidências massivas documentam câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e respiratórias em adultos, problemas respiratórios em jovens e síndrome da morte súbita infantil em bebês.

A PTA é um sério problema de saúde pública. É agente carcinogênico em seres humanos, sendo portanto classificada como carcinógeno do grupo 1, não havendo um nível seguro de exposição a ela. Nenhuma tecnologia de engenharia de ventilação atual é capaz de controlar os riscos impostos pela exposição, apenas reduzi-los e controlar questões de conforto relacionadas ao odor e à irritação sensorial, o que não é o suficiente. Para reduzir o risco a zero, um nível de ventilação como o de um furacão seria necessário.

O fumo em ambientes fechados é proibido no Brasil desde 1996, sendo permitido apenas em áreas destinadas exclusivamente a esse fim, devidamente isoladas e com arejamento conveniente.
Fonte:http://www.actbr.org.br/tabagismo/poluicao-tabagistica.asp

Respeite a saúde de todos, inclusive a sua: Não fume!

SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

Nenhum comentário: