quinta-feira, 28 de agosto de 2008

CÂNCER BUCAL E TABAGISMO


"O câncer de boca inclui os cânceres localizados nos lábios e na cavidade bucal (mucosa bucal, gengivas, palatos, língua e assoalho bucal). É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge, principalmente, pessoas com mais de 40 anos de idade. O câncer bucal pode ser fatal se não for diagnosticado precocemente e pode surgir sem manifestar sintomatologia dolorosa, o que retarda normalmente o diagnóstico.

O tabaco é um dos fatores que levam ao aparecimento do câncer oral. Mais de 60 substâncias carcinogênicas foram encontradas na fumaça do cigarro. Pesticidas e substâncias radioativas usadas em seu cultivo potencializam sua ação carcinógena. O calor desprendido pela combustão também é um importante irritante da mucosa oral.

Os fumantes de cigarro com altos teores de alcatrão (> 22 mg) têm uma chance 10 vezes maior de desenvolver câncer de língua e 14 vezes maior de câncer de boca quando comparados aos não fumantes. Os estudos sugerem que o hábito de mascar tabaco eleva em 50 vezes a possibilidade de desenvolver o câncer bucal, enquanto o uso de cachimbo em 3,2 e o de charuto em 2,6 vezes.

O cigarro é responsável, ainda, por causar mau hálito, manchas nos dentes e inibir a ação antioxidante da saliva."

Lembrando, o cirurgião-dentista é o profissional mais apto para prevenir e diagnosticar esse tipo de câncer.

Fonte: "Saúde Bucal Coletiva", Ângelo Giuseppe Roncalli, Editora da UFRN

Nenhum comentário: