quinta-feira, 11 de setembro de 2008

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Falando em ACESSIBILIDADE...


Em todos os andares do MEC há nos banheiros boxes adaptados para o uso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Esses boxes são maiores para possibilitar a entrada e o giro de uma cadeira de rodas. Eles também são equipados com barras, que servem para o apoio e a transferência dos usuários com deficiência ou com mobilidade reduzida. Além disso, o espelho é inclinado e todos os outros acessórios (papeleira, saboneteira, gancho etc) estão nas alturas definidas na norma técnica.


No entanto, eles não são de uso exclusivo, mas PREFERENCIAL de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (idosos, gestantes, mães com criança de colo e mesmo pessoas com alguma dificuldade temporária de locomoção como, por exemplo, uma perna quebrada), freqüentemente esses boxes estão ocupados por pessoas que não fazem parte desse grupo, e que não têm nenhuma dificuldade de usar os demais boxes.


Por isso, mais uma vez enfatizamos a necessidade de respeitarmos o direito do outro. Se você não é uma pessoa com deficiência, um idoso, uma gestante, ou está temporariamente com dificuldade de locomoção e os outros boxes do banheiro estiverem desocupados, não utilize o box adaptado! Afinal, se o usuário preferencial precisar utilizar o banheiro, ao contrário dos usuários sem deficiência, não tem opção, só pode usar o box adaptado.


Caso necessite utilizá-lo, conserve-o limpo, assim como todos os outros boxes! Esteja atento para não deixar papéis no chão, para que o piso esteja sempre seco etc., evitando assim pequenos acidentes.

CONTAMOS COM SUA COLABORAÇÃO!!!

Nenhum comentário: