domingo, 21 de setembro de 2008

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência


DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
21 DE SETEMBRO DE 2008

Entrada da primavera. Quem diria que no iniciar de uma das mais belas estações do ano, surgiria um "Dia Nacional de Luta". Luta pela beleza da vida, porque a vida é o que conta.
Seres humanos dotados de direitos, ansiosos por igualdade entre os povos e ávidos por um mundo onde a liberdade seja real em todos os sentidos.
Liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, liberdade para viver a vida, liberdade para reivindicar, liberdade para buscar a liberdade.
E foi assim, que surgiu o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficiência - num dia 21 de setembro entrada da primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
De 1982 até 2005 muitos 21 de setembro foram comemorados - informalmente, embora com força e garra. Tal foram as manifestações em busca do fortalecimento do processo de mudanças para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência que a data passou a fazer parte do calendário oficial das datas comemorativas no Brasil. A Lei no. 11.133, de 14 de julho de 2005 instituiu o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência". A data, tem sido comemorada, não como um dia de luta pelas pessoas com deficiência, mas sim como momentos de reflexão na busca de novos caminhos para o fortalecimento das políticas públicas e também como forma de divulgar as conquistas pela inclusão social.
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, neste 21 de setembro, quer congratular-se com toda a sociedade brasileira de uma forma diferente. Queremos dividir as conquistas e não lembrar das dificuldades.
No ano em que comemoramos também os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, queremos comemorar o 21 de setembro como o dia da cidadania das pessoas com deficiência pois nesta ano, somos prioridade no eixo dos direitos humanos.
O Plano Nacional de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência é uma realidade que está sendo discutido de norte a sul. O pacto assumido entre a União, os Estados e os Municípios está dando um novo rumo ao nosso trabalho.
A vontade de fazer acontecer está AINDA mais concreta. O crescimento da rede de conselhos de direitos demonstra que o tema da inclusão está sendo ampliado. Nunca houve no Brasil tantas políticas públicas voltadas para a deficiência, como nesses últimos anos.
A ratificação da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência num espaço de tempo tão curso, passando pela Câmara e Senado foi um exemplo de que somos prioridade no Brasil. É o primeiro tratado de direitos humanos com equivalência constitucional.
O nosso movimento social tem se fortalecido...
O CONADE está aliado a todos os movimentos que estão acontecendo pelo Brasil numa demonstração de que os encontros de conselhos têm permitido uma união de esforços em busca da inclusão social em nosso país.
A Campanha Nacional pela Acessibilidade, está em novos cenários. E desta vez, tomando mais força com a adesão de parceiros que chamam o Brasil para a alegria. As adesões dos Clubes Futebolísticos está direcionando a consciência da necessidade de ambientes livres de barreiras em todos os sentidos para milhares de brasileiros.
Personalidade históricas estão aliadas ao CONADE para o fortalecimento e um avançar com maior agilidade. Além dos parceiros...
Tivemos a grata alegria de receber a notícia nesta semana do interesse o Rei Pelé para também reforçar o time dos defensores da acessibilidade em nosso país.
É isso amigos, nossa união e nossa força tem direcionado o país para um novo cenário.
Um Brasil para mais Brasileiros!!!!!!
Alexandre Baroni
Presidente do CONADE (www.presidencia.gov.br/sedh/conade)

Nenhum comentário: