terça-feira, 26 de junho de 2007

CETREMEC abre inscrições para cursos em julho

Mais dois cursos serão oferecidos pelo CETREMEC em julho: Orçamento Público, de 2 a 10/07, e Colocações Organizacionais, de 3 a 6/07. O primeiro visa a proporcionar conhecimento sobre a evolução histórica do Orçamento Público Brasileiro, além de noções sobre classificação e mecanismos de alteração orçamentária. O segundo oferece instrumentos dinâmicos, rápidos e eficientes para encontrar soluções de problemas nas organizações.

As inscrições devem ser feitas pela Intramec (http://intramec.mec.gov.br/), clicando em "Serviços">"Gestão de Pessoas">"CETREMEC">"Plano Anual de Capacitação-PAC". Ali, o(a) servidor(a) vê as informações referentes a cada curso, escolhe sua opção e efetiva a inscrição. Mais informações no CETREMEC, pelos ramais 5120, 519 e 5103.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo CETREMEC:

Orçamento Público:

Objetivo:
Proporcionar aos servidores o conhecimento sobre a Evolução Histórica do Orçamento Público Brasileiro, o Orçamento Brasileiro, Classificações Orçamentárias, Mecanismos de Alteração Orçamentária, sob a ótica da Legislação Constitucional, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Principais Conteúdos:
· Orçamento Público: Histórico, Importância, Conceitos, Evolução do Orçamento Brasileiro; O Orçamento Público na Constituição Federal de 1988: Interação entre os instrumentos orçamentários - Plano Plurianual - PPA/Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO /Lei Orçamentária Anual - LOA, Estruturação do Orçamento, Vedações Constitucionais; Classificações Orçamentárias; Análise dos demais indicadores constantes na LOA - RP, IDUSO, FONTE, entre outros; A Elaboração da Proposta Orçamentária: Momentos Qualitativo e Quantitativo e a observância às regras da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei de Responsabilidade Fiscal; A Execução do Orçamento Público, regras gerais e vedações; Alterações Orçamentárias: Necessidades de Alterações; Mecanismos para promoção das Alterações; Momento para propositura; Normativos a serem observados; Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR).

Carga Horária: 28h

Período de realização: 02 a 10/07/2007, de 8 às 12h

Colocações Organizacionais:

Objetivo:


Proporcionar aos servidores instrumentos dinâmicos, rápidos e eficientes para o encontro de soluções de problemas das organizações.

Principais conteúdos:
· Diagnóstico das contradições estruturais da organização; suporte a decisões de RH tais como: escolha de pessoal, demissões e reposicionamento e programas de desenvolvimento; avaliação da qualidade e comportamento da liderança; soluções viáveis em situações de conflitos nos relacionamentos profissionais; cultura organizacional e o ambiente de trabalho; a qualidade da energia da organização; motivações e desmotivações, boicotes, demissões, exploração, discriminação; união; deficiências de respaldo e ou apoio; ajuda em situações de decisão; identificação de riscos à saúde dos servidores.

Carga Horária: 16h

Período de Realização: 03 a 06/07/2007, de 8 às 12h

Nenhum comentário: