segunda-feira, 11 de junho de 2007

Curso “Investigação Apreciativa” – base teórica

Explicações sobre o curso Colocações Organizacionais, desenvolvido pelo Cetremec (veja postagem acima)

O que é Investigação Apreciativa (IA)?

A forma das perguntas condiciona as respostas.

Investigação Apreciativa é uma busca cooperativa do melhor nas pessoas, nas suas organizações e no mundo ao redor. Envolve a descoberta sistemática do que dá "vida" a um sistema quando ele está no seu estado mais eficaz e capaz, em termos humanos, ecológicos e econômicos. A IA envolve a arte e a prática de fazer perguntas que reforcem a capacidade de um sistema de elevar o potencial positivo. Ele mobiliza a "investigação" artesanalmente, na preparação de uma "pergunta positiva incondicional", envolvendo normalmente centenas ou algumas vezes milhares de pessoas.

No coração da Investigação Apreciativa está a entrevista apreciativa. As entrevistas apreciativas possuem a finalidade de descobrir o que dá vida a uma organização, departamento ou comunidade, quando estão nos seus melhores momentos. As entrevistas descobrem os pontos altos, pessoais e organizacionais, aquilo que as pessoas mais valorizam e o que eles desejam e esperam para aumentar a vitalidade social, econômica e ambiental da organização.

Pergunta fundamental: "Como vai se parecer a organização se nós a projetarmos para maximizar a essência positiva e acelerar a realização dos nossos sonhos?"

A Investigação Apreciativa pode ser definida como sendo uma abordagem construcionista, baseada na fortaleza, para a mudança e o desenvolvimento organizacional। Isso significa dizer que Apreciativa é uma forma de tornar a organização melhor com base no que ela já tem de bom. Ou seja, a partir do que queremos manter é que conseguiremos chegar a ser o que queremos para o futuro.

Muitas organizações se consideram um problema a ser resolvido. As pessoas fazem reuniões para elaborar uma lista dos problemas e a partir daí, procuram as causas desses problemas e começam a elaborar soluções. Existe uma grande diferença entre este método e a Investigação Apreciativa.

Na Investigação Apreciativa, o foco não é o problema, mas a construção de um futuro desejado com base no que se tem de fortalezas. A organização deixa de ser percebida como um problema a ser solucionado e sim como a própria solução... como um mistério a ser desenvolvido.
(Texto extraído de: http://www.elosbrasil.org.br)

Nenhum comentário: