segunda-feira, 11 de junho de 2007

Inscrições abertas para cursos no CETREMEC


O CETREMEC divulga que estão abertas inscrições para os cursos: "Relações Humanas nas Organizações", "Educação da Voz para o Canto" e "Investigações Apreciativas".

As inscrições devem ser feitas pelo sistema na Intramec, clicando em "Serviços">"Gestão de Pessoas">"CETREMEC">"Plano Anual de Capacitação-PAC". Ali, o(a) servidor(a) vê as informações referentes a cada curso e efetiva a inscrição.

Confira os objetivos, conteúdos e informações sobre os cursos:

· Relações Humanas nas Organizações

Objetivos
Sensibilizar os participantes, a partir da vivência no aqui e agora, da constante necessidade de autodesenvolvimento, autoconhecimento e compreensão do seu comportamento interpessoal. Compreender os mecanismos que atraem, mantêm e afastam os indivíduos do grupo. Analisar os fatores que regem atitudes e comportamento sinérgico, num comprometimento e responsabilidade éticos, tendo em vista os papéis que vivência na vida e, principalmente, na organização.
Principais Conteúdos: contextualização (organização; a visão estratégica das organizações e das pessoas; cultura, valores e normas); percepção (diferenças individuais; descrição dos estilos; conflitos: aspectos positivos e negativos); comunicação (compreensão; empatia; preconceitos; rótulos; papéis interpessoais nos relacionamentos internos e externos; confiança; valores e crenças); o grupo e a prática da excelência no trabalho (criatividade; cooperação; liderança; a arte de conviver com pessoas problemáticas; etiqueta profissional e social no trabalho; plano de desenvolvimento pessoal).
Carga Horária: 20h
Período: 18 a 22 de junho de 2007
Horário: 14h às 18h

· Educação da Voz para o Canto
Objetivos
Proporcionar o conhecimento e a vivência de práticas integradas de educação da voz e de práticas específicas para afinação da voz, a pessoas em qualquer nível de conhecimento musical. Favorecer a liberação da voz e da criatividade. Oferecer métodos de pesquisa de repertório;proporcionar condições de integrar técnica, emoção e criatividade na prática vocal.
Principais Conteúdos: Módulo I - Som, Voz e Energia; Fisiologia da Voz; a Voz Contemplativa. Módulo II - A Voz Expressiva; Noções práticas sobre Estilos de Música Vocal; Rotina de Prática. Módulo III - A Arte da Melodia; Módulo IV - O Tempo na Música Vocal; Harmonia e Improvisos; Dinâmica de Criatividade, Composição e Improvisação; Aprofundamento de Práticas. Módulo V - Apresentação de trabalhos em grupo; avaliação do aproveitamento das práticas.
Outras Informações: O curso é composto por 04 oficinas (módulos)com carga horária de 08 horas cada, a serem realizadas nos dias 18 e 19 de junho, 16 e 17 de agosto, 15 e 16 de outubro e 28 e 29 de novembro de 2007. Há 12 vagas disponíveis no turno vespertino.
Carga Horária: 16h
Período: 18 e 19 de junho de 2007
Horário: 14h às 18h

· Investigação Apreciativa
Principais conteúdos: o que é investigação apreciativa; investigação apreciativa X solução de problemas; princípios-base de investigação apreciativa; histórias de ilustração; como funciona a IA; caminhando da essência para o método; vivenciando o método: fase da IA; construção coletiva de um projeto de transformação organizacional que poderá ser aplicado no MEC. Mais informações sobre este curso na postagem abaixo.
Período: 18 e 19 de junho
Horário: 8h às 12h e 14hàs 18h
Carga horária total: 16 horas.

Nenhum comentário: