segunda-feira, 18 de junho de 2007

MEC PROMOVERÁ MAPEAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO










A Secretaria-Executiva do MEC determinou à Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) que proceda ao Mapeamento da Força de Trabalho, pelo qual trabalhadores e trabalhadoras no Ministério, em diversos vínculos, responderão a questionário específico, cuja tabulação norteará ações de alocação, realocação e identificação de possíveis postos de trabalho em que caiba provimento por concurso público.





Um dos principais motivadores da medida foi o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, cuja edição coloca ao MEC o desafio de redefinir seu modelo organizacional e também prover as unidades com pessoal adequado às novas necessidades. O público a ser alcançado compõe-se de servidores ativos, contratos temporários da União, nomeados em cargo de comissão com e sem vínculo (exceto os D.A.S. 4, 5 e 6), terceirizados da Poliedro e estagiários.


Em memorando enviado aos secretários e dirigentes das unidades do MEC, o Secretário-Executivo afirma que “antes de discutir a quantidade de pessoas necessárias para o desenvolvimento de tantos projetos, precisamos conhecer o perfil profissional dos trabalhadores que já se encontram em nossas unidades”. Ele também considera necessário estabelecer um “compromisso com a força de trabalho baseado em respeito mútuo em uma comunicação aberta, com o envolvimento dos clientes internos e externos”.


A Coordenação Geral de Gestão de Pessoas atuará no projeto em cada unidade, contando com a colaboração de cada dirigente no sentido da ampla divulgação entre os trabalhadores, assegurando a participação de todos.

8 comentários:

Paulo Silva disse...

Sexta-feira, no horário que está agendado para eu comparecer, estarei em curso na ENAP. Como faço para mudar de horário?

Felipe Danziato disse...

Por que não mandam o questionário por email?
Acho que seria mais prático.

Ana Silva disse...

Paulo, haverá alternativa para os servidores que, por motivo justificado, não puderem comparecer no horário determinado. Após o cumprimento do cronograma, será divulgado o procedimento.

Ana Silva disse...

Felipe,
Uma das intenções do mapeamento é exatamente a presencialidade.

Anônimo disse...

Trabalho em uma Secretaria cujas atividades são desenvolvidas no CETREMEC. Devo comparecer no dia reservado ao CETREMEC, ou, a minha SECRETARIA?

Anônimo disse...

Sou Contrato Temporário vinculado a um projeto de uma Secretaria, mas, desempenho efetivamente minhas funções em outra Secretaria. Em qual devo comparecer, onde meu contrato é vinculado ou onde eu trabalho?

Ana Silva disse...

O(a) servidor(a) deve, de preferência, comparecer no dia e horário reservados ao seu vínculo de origem. No preenchimento do formulário, deve indicar no espaço próprio onde desempenha seu trabalho.

Anônimo disse...

E quanto aos consultores de organismos internacionais? Esses devem participar do mapeamento?