sexta-feira, 9 de novembro de 2007

FALANDO SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA...



Esta é a última mensagem da série de dicas que são muito úteis para o convívio com pessoas com todos os tipos de deficiência. Se você acredita que as dicas são óbvias, que ótimo! Isso significa que você já está preparado para lidar com as diferenças. Mas acredite, algumas pessoas ainda não sabem como agir quando lidam com pessoas com deficiência!


  • Se a pessoa usar uma cadeira de rodas, é importante saber que para uma pessoa sentada é incômodo ficar olhando para cima por muito tempo, portanto, se a conversa for demorar mais tempo do que alguns minutos, lembre-se de sentar, para que você e ela fiquem com os olhos num mesmo nível.

  • A cadeira de rodas (assim com as bengalas, muletas e andadores) é uma extensão do corpo da pessoa com deficiência. Agarrar ou apoiar-se na cadeira de rodas é como agarrar ou apoiar-se na própria pessoa.

  • Nunca movimente a cadeira de rodas sem antes pedir permissão para a pessoa.

  • Quando estiver empurrando uma pessoa sentada numa cadeira de rodas, e parar para conversar com alguém, lembre-se de virar a cadeira de frente, para que a pessoa também possa participar da conversa.

  • Ao empurrar uma pessoa em cadeira de rodas, faça-o com cuidado. Preste atenção para não bater nas pessoas que caminham à frente. Para subir degraus, incline a cadeira para trás e, para descer, é mais seguro fazê-lo de marcha a ré, sempre apoiando para que a descida seja sem solavancos. Para subir ou descer mais de um degrau em seqüência, será melhor pedir a ajuda de mais uma pessoa.

  • Se você estiver acompanhando uma pessoa com deficiência que anda devagar, com auxílio ou não de aparelhos ou bengalas, procure acompanhar o passo dela.

  • Mantenha as muletas ou bengalas sempre próximas à pessoa com deficiência.

  • Se achar que ela está em dificuldades, ofereça ajuda e, caso seja aceita, pergunte como deve fazê-lo. As pessoas têm suas técnicas pessoais para subir escadas, por exemplo e, às vezes, uma tentativa de ajuda inadequada pode até mesmo atrapalhar.

  • Se você presenciar uma queda de uma pessoa com deficiência, ofereça ajuda imediatamente. Mas nunca ajude sem perguntar se e como deve fazê-lo!

  • Esteja atento para a existência de barreiras arquitetônicas quando for escolher uma casa, restaurante, teatro ou qualquer outro local que queira visitar com uma pessoa com deficiência física.

  • Pessoas com paralisia cerebral têm apenas dificuldades motoras. Podem apresentar dificuldades na fala, para andar e, até podem até mesmo fazer movimentos involuntários com pernas e braços e apresentar expressões estranhas no rosto .

  • Se a pessoa tiver dificuldade na fala e você não compreender imediatamente o que ela está dizendo, peça para que repita. Pessoas com dificuldades desse tipo não se incomodam de repetir quantas vezes seja necessário para que se façam entender.

  • Não se acanhe em usar palavras como "andar" e "correr".

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezados,

Considero muito úteis e pertinentes essas dicas.

Podemos enviá-las para nossas listas de contatos? Há direitos autorais envolvidos ou fonte a citar?

Grato,

Freitas
DEPEM/SESu
R. 9704

Gerson Barrey disse...

Parabéns a equipe da SAA pelo ótimo trabalho de comunicação que vem sendo realizado. É um trabalho exemplar, mostra que com poucos recursos e muito boa vontade é possível melhorar a vida de muitas pessoas.
O blog conquistou o respeito de todos e seu conteúdo e interação estão perfeitamente integrados ao MEC.
Este é um case de sucesso de comunicação interna, que deve ser propagado nos fóruns de TI e de comunicação.