terça-feira, 8 de abril de 2008

Campanha contra o tabagismo



Dando seqüência à nossa campanha contra o tabagismo, transmitimos alguns dados importantes que devem ser do conhecimento de todos:

  • Respirar a fumaça ambiental do tabaco é muito perigoso para a saúde. Há mais de 4.000 substâncias tóxicas conhecidas na fumaça do tabaco e sabe-se que mais de 50 delas causam câncer nos seres humanos. A fumaça ambiental do tabaco também causa cardiopatias e muitas outras graves doenças respiratórias e cardiovasculares, capazes de levar à morte crianças e adultos.
  • A fumaça ambiental do tabaco causa também outras doenças, quer seja no ambiente de trabalho ou em casa. A exposição constante à fumaça ambiental do tabaco aumenta em cerca de duas vezes o risco de infarto do miocárdio, além de um risco maior de 24% para doenças coronarianas.
  • Os não fumantes que passam 80% do seu tempo em ambientes fechados na presença de fumaça ambiental de tabaco, ao final do dia, com a poluição do ambiente, poderão ter respirado o equivalente a dez cigarros.
  • As leis de proibição ao fumo não violam os direitos dos fumantes, nem de ninguém. Elas servem para proteger a saúde das pessoas, determinando onde é possível fumar e onde não é. Muitos fumantes não consomem o tabaco por opção e sim devido a uma dependência causada pela nicotina presente em todos os produtos de tabaco.
O direito de uma pessoa respirar ar isento de tóxicos sobrepõe-se aos direitos dos fumantes de fumar em locais públicos e colocar em risco a saúde dos outros.
Pense nisso!
Fonte: Manual dia mundial sem tabaco, INCA/MS
RESPONSÁVEL POR ESTE INFORMATIVO : Carolina Sanchez - ramal 7813

Nenhum comentário: