terça-feira, 8 de abril de 2008

Dia mundial de combate ao câncer




Dia mundial de combate ao câncer

Paralelamente ao aumento dos casos de câncer no mundo todo, a quantidade de informações sobre a doença vem propiciando maior possibilidade de prevenção e de cura não somente pelo conhecimento de hábitos relalacionados ao surgimento de tumores, mas também em virtude da evolução dos exames e procedimentos médicos.

Sendo assim, no dia mundial de combate ao câncer (08 de abril), a SAA alerta os servidores sobre hábitos de vida saudáveis que devem ser adotados como medida preventiva contra o câncer:
  1. Não fume. Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
  2. Uma dieta alimentar saudável pode reduzir as chances de câncer em 40%. Coma mais frutas legumes e cereais e menos alimentos de origem animal e gordurosos.
  3. Procure limitar a ingestão do bebida alcoólica. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
  4. As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar exame clínico das mamas anualmente. No entanto, para mulheres consideradas do grupo de alto risco os exames clínicos devem ser realizados a partir dos 35 anos.
  5. Todas as mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar mamografia, com intervalo máximo de 2 anos.
  6. A mulher deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (papanicolau). Após dois resultados negativos seguidos, o exame poderá ser feito a cada três anos.
  7. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem realizar um exame para pesquisa de sangramento nas fezes, para detecção precoce do câncer de intestino.
  8. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o câncer da próstata avaliado e receber as devidas orientações.
  9. Evite a exposição prolongada ao sol e use filtro protetor solar fator 15 ou superior.
  10. Faça regularmente um auto-exame da boca e da pele.
Faça a sua parte. Previna-se!
Fonte: Assosciação Brasileira do Câncer www.abcancer.org.br

Nenhum comentário: