quinta-feira, 10 de abril de 2008

Estresse


Estresse é uma palavra comum nos dias de hoje. Seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto de um conjunto de reações fisiológicas que, se exageradas em intensidade ou duração, podem levar a um desequilíbrio no organismo.
Existem vários fatores na vida de uma pessoa que podem gerar o estresse, e o trabalho é um deles.
Não existe uma causa específica de estresse no trabalho, mesmo porque cada pessoa reage de modo diferente às pressões e situações difíceis. Mas existem as chamadas "limites", que são situações de estresse para todo mundo.
Sendo assim, segue abaixo sugestões para evitar o estresse no trabalho:
  • Quando tiver uma sobrecarga de trabalho e de responsabilidade, faça um período de descanso; lembre-se que o estresse pode encobrir doenças mais graves;

  • Faça um balanço diário da sua vida, alegre-se com o que ela tem de bom;

  • Identifique os acontecimentos que na sua rotina diária lhe causam mal-estar ou que o perturbam profundamente.Alguns exemplos:
    - Competitividade conflituosa entre colegas de trabalho.
    - Disputa por um lugar no estacionamento ou um melhor local dentro do escritório;
    - As filas do almoço, os lugares; etc.
    - Ficar irritado com aglomerações;
    - Deixar acumular tarefas;
    - Não cumprir datas de pagamento;
    - Disputar ultrapassagens no trânsito a caminho do trabalho ou de casa.
    Após identificar, faça o possível para evitar tais acontecimentos.

  • Faça um programa com datas e ações para se desembaraçar dos aspectos negativos do seu ambiente e do seu comportamento.

Proteja a sua saúde: evite o estresse!

SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

Responsável pelo informativo: Ana Karoline Crispim -ramal:9959

Nenhum comentário: