terça-feira, 29 de julho de 2008

Campanha de combate ao tabagismo


As crianças e o tabaco

O desejo das crianças em se tornarem independentes e sua rebeldia são explorados pelo marketing das empresas de tabaco, que associam o consumo do tabaco à liberdade e individualidade. Campanhas promovidas pela indústria do tabaco para supostamente prevenir a iniciação entre crianças e adolescentes têm o efeito de promover ainda mais seus produtos, uma vez que passam a noção de que fumar “é uma decisão adulta”.

As crianças imitam os adultos. Quando seus pais, irmãos, amigos e colegas fumam, a tendência é de que venham a fumar. Também são altamente suscetíveis à publicidade e à utilização de produtos do tabaco em filmes e na TV. Crianças e adolescentes prestam mais atenção à publicidade e tendem a fumar as marcas mais anunciadas do que os adultos.

O tabaco é a porta de entrada para outras drogas, incluindo o álcool e drogas ilícitas. São poucos os não-fumantes que utilizam outras drogas, e a maioria dos usuários de outras drogas começou com o tabaco.

A maioria das pessoas começa a fumar na infância e adolescência, uma idade em que ainda não se tem o conhecimento e o discernimento necessários para tomar decisões concernentes ao seu futuro, como a decisão de fumar ou não. Quando se tornam mais conscientes e querem parar já estão dependentes.

As empresas de tabaco freqüentemente se utilizam do patrocínio de eventos esportivos para promover o tabaco. Isso permite que associem o tabaco com a boa forma e também se beneficiam da popularidade de ídolos esportivos entre os jovens. Na realidade, fumar reduz drasticamente a capacidade pulmonar e consequentemente a boa performance nos esportes. Atletas profissionais sabem disso e tendem a rejeitar o tabaco em todas suas formas.
Fonte:http://www.actbr.org.br/tabagismo/genero.asp

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