quarta-feira, 30 de julho de 2008

Agenda Ambiental da Administração Pública



No seu dia-a-dia, o consumidor doméstico pode adotar uma série de medidas simples, mas que no final do mês podem se converter numa boa economia de energia. Veja a seguir algumas dicas para baixar o consumo:

Chuveiro

  • O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia. O ideal é evitar seu uso em horários de maior consumo (entre 18h e 20h), no horário de verão entre 19h e 20h30)

  • Quando o tempo não estiver frio, procure usar o chuveiro com a chave na posição verão (morno). O consumo é 30% menor que na posição inverno.

  • Tente limitar seus banhos em aproximadamente cinco minutos. Feche o chuveiro enquanto ensaboa.

Máquina de lavar e ferro elétrico

  • Se usar máquinas de lavar louças e roupas, ligue-as somente com toda a sua capacidade preenchida.

  • Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez.

  • Se o ferro for automático, regule sua temperatura. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligá-lo, você ainda pode aproveitar o calor para passar algumas roupas leves.

Lâmpadas

  • Na hora de comprar, dê preferência a lâmpadas fluorescentes, compactas ou circulares, para a cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro lugar da casa que fique com as luzes acesas por mais de quatro horas por dia. Além de consumir menos energia, essas lâmpadas duram amis que as comuns. Não se esqueça, porém, de que essas lâmpadas contêm substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde se não forem descartadas adequadamente. O melhor é entregar nos locais de venda, quando possível.

Fonte: CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/MEC/IDEC, 2005. 160 p.

Economize energia. Proteja a natureza!

SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS


Responsável pelo Informativo: Ana Karoline Crispim -ramal:9959

Nenhum comentário: