quarta-feira, 6 de agosto de 2008



Consumo Consciente

O que é consumo consciente? É consumir levando em consideração os impactos provocados pelo consumo. Explicando melhor: o consumidor pode, por meio de suas escolhas, buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, e desta forma contribuir com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

Sendo assim, seguem abaixo dicas de como consumir conscientemente alimentos:

Faça o alimento durar mais
-
Verduras e legumes podem ser congelados pelo processo de branqueamento: mergulhe os vegetais em água fervente, espere que a água volte a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente esses vegetais em uma vasilha de água gelada. Não confunda o branqueamento com preparação definitiva. O vegetal branqueado não está pronto, mas apenas protegido para ser guardado por mais tempo.

Produtos regionais são muitos gostosos - Dê preferência às comidas típicas e aos ingredientes de sua região, pois estará ajudando a reduzir os custos de transporte para que um produto de outra região chegue até você e evitar as perdas causadas pela manipulação dos alimentos.

Prefira produtos da estação - Consuma verduras, legumes e frutas da estação, que além de mais saborosos têm preços mais baixos. Em geral, esses produtos vêm de mais perto, não exigindo grande transporte, reduzindo assim as perdas pela manipulação, os gastos com combustível e a emissão de poluição.

Aproveite as partes boas de verduras e legumes - Se depois de alguns dias notar que abobrinha, chuchu, mandioquinha e outros legumes apresentam partes estragadas, corte-os, lave bem o que pode ser aproveitado e faça uma seleta de legumes para acompanhar assados em geral.
Fonte: http://www.akatu.org.br/consumo_consciente


SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

Responsável pelo informativo: Ana Karoline Crispim - ramal:9959

Nenhum comentário: