quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Dicas sobre acessibilidade e inclusão

Encontrando-se com uma pessoa com deficiência...

É sempre bom recordar dicas básicas de comportamento para lidar com pessoas com deficiência:

* Ao encontrar-se pelos corredores do MEC pessoas que não enxergam, que se comunicam de maneira diferente, que usam muletas ou cadeira de rodas etc. Haja sempre com naturalidade.
* Quando quiser fazer alguma pergunta, algum comentário ou mesmo iniciar uma conversa com uma pessoa com deficiência, dirija-se diretamente a ela e não a seus acompanhantes ou intérpretes.
* Sempre que quiser ajudar, ofereça ajuda. Caso sua oferta seja aceita, pergunte a maneira mais adequada para fazê-lo. E lembre-se: Não se ofenda se seu oferecimento for recusado! Às vezes, as pessoas podem não ter dificuldades na realização de determinadas atividades sozinhas.
* Respeite a vontade de todos! As pessoas com deficiência, assim como as pessoas sem deficiência têm o direito, podem e querem tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas.
* Não deixe que o preconceito seja criado por falta de informação! A maioria das pessoas com deficiência não se importa de responder a perguntas, principalmente aquelas feitas por crianças, a respeito da sua deficiência e como ela realiza algumas tarefas. Mas, se você não tem muita intimidade com a pessoa, evite fazer muitas perguntas muito íntimas.

SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

Responsável pelo informativo: Carolina Sanchez ramal: 7813

Nenhum comentário: